As negociações para angariar recursos para a construção da nova sede do Judiciário em Goiânia teve um passo importante na tarde desta sexta-feira (3). O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Vítor Barboza Lenza, recebeu o gerente de Clientes e Negociações - Governo e Judiciário - da Superintendência Nacional da Caixa Econômica Federal (CEF), Floriano Kruly, para tratar da possibilidade de concentrar o pagamento da folha dos servidores do Judiciário na instituição financeira. O objetivo é possibilitar, por meio da negociação, a construção no novo Fórum Cível de Goiânia, que terá capacidade para abrigar 60 varas judiciais.
Se concretizado, o acordo entre TJGO e CEF poderá gerar recursos suficientes ao TJGO para a construção do prédio. Pelo acordo, o pagamento do funcionalismo passaria a ser realizado exclusivamente por meio da instituição financeira, que em contrapartida cederia ao TJGO um percentual do lucro gerado pelo montante movimentado mensalmente. O acordo teria duração de 60 meses. Lenza disse que a proposta é benéfica às duas instituições. “É uma parceria salutar, interessante para todos, principalmente para o jurisdicionado, que terá motivos para agradecer quando puder fazer uso do novo prédio”, destacou. O presidente ressaltou ainda a credibilidade e confiabilidade da instituição, o que considera primordial para o avanço das negociações, que ainda está em andamento. “Estamos em estágio avançado, mas ainda temos o que conversar”, garantiu o desembargador.
Com o novo Fórum Cível, todo o prédio do Fórum Heitor Moraes Fleury, no Setor Oeste, seria desocupado, cedendo espaço ao Tribunal. A nova edificação desafogaria ainda o Fórum Criminal, inaugurado há 1 ano, e já próximo ao limite de sua capacidade de atendimento. O crescente aumento da demanda do Judiciário goiano tem provocado a necessidade de novos espaços, que atendam melhor a população e ofereçam melhores condições de trabalho aos servidores. O projeto do novo fórum pprevê o atendimento satisfatório da demanda nos próximos 10 anos.
Estiveram presentes na reunião a superintendente regional da CEF em Goiás, Marise Fernandes de Araújo; o gerente regional Governo e Judiciário, Edivalde Ribeiro do Prado, e a gerente geral da agência da CEF no TJGO, Elisa Nasser Teixeira. Também acompanharam o encontro o diretor geral do TJGO, Stenius Lacerda, e o diretor financeiro, Euzébio Queiroz.