Programa reprisa entrevista com o juiz Raimundo Nonato (TJAC)
Excepcionalmente, o Programa Brasil Justiça reprisa esta semana a entrevista do juiz Raimundo Nonato, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e atual presidente da Asmac, associação que representa os magistrados do mesmo estado. Nonato faz parte ainda da Secretaria de Convênios da AMB.
Na entrevista, o juiz fala sobre nepotismo e conta que o estado do Acre foi um dos primeiros a enfrentar o problema no Judiciário. Em 1999, Nonato deferiu uma decisão liminar afastando os parentes de desembargadores de cargos comissionados no TJAC. “À época, os desembargadores que eram demandados nessa ação me afastaram da unidade logo na semana seguinte. Depois, fui mandado para uma comarca do interior que era uma das mais distantes, rejeitado na promoção por antiguidade, sem nenhuma justificativa. Mas, felizmente, todo esse processo foi superado”, afirmou o juiz, que destaca ainda, no Brasil Justiça, a modernização e a virtualização dos tribunais com a adoção do processo eletrônico e as mudanças no Código de Processo Penal (CPP).
Você confere também no quadro Ser Juiz o depoimento de Rossidélio Lopes, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Outro destaque é o quadro Vida de Juiz. Antônio Araújo, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), fala da sua trajetória profissional até ingressar na magistratura.
O Brasil Justiça é um programa da AMB, apresentado semanalmente pela jornalista Renata Brandão. As entrevistas abordam temas de interesse da magistratura e mostram ao público a Justiça muito além dos tribunais. É uma oportunidade de se discutir o futuro do Judiciário e sua importância para a sociedade.
Participe do nosso programa. Mande sua sugestão para o e-mail
Veja aqui os programas anteriores.
Exibições: Inédito: Sexta-feira (10), às 19h30
Reapresentações: Sábado, às 6h30
Domingo, às 14h
Segunda-feira, às 22h
Fonte: Ascom/AMB