Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Nicomedes Borges toma posse como desembargador do TJGO


Na tarde desta segunda-feira (15), no Plenário da Corte Especial, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, empossou o advogado Nicomedes Domingos Borges no cargo de desembargador. Ele ocupará a vaga do 5º Constitucional destinada à Advocacia, no lugar do desembargador Paulo Teles, que se aposentou.


A solenidade teve início às 15 horas e o empossado foi conduzido até o Plenário pelos desembargadores Leobino Valente Chaves, Zacarias Neves Coelho e João Waldeck Félix de Sousa, quando foi convidado para prestar o compromisso de posse prometendo honrar a pátria e os deveres destinados a ele como novo desembargador do TJGO. Depois disso, a palavra foi concedida ao desembargador José Paganucci Júnior, que desejeou boas-vindas ao novo membro. Também nascido em Itumbiara, terra de Nicomedes, Paganucci lhe desejou sabedoria para lidar com a luta diária entre direito e justiça, com a qual vai se deparar nesse novo cargo. Segundo Paganucci, “o ideal, nesse caso, é que se escolha a Justiça, pois é ela o objeto de defesa do cidadão”.


O representante do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), procurador-geral da Justiça do Estado, Lauro Machado Nogueira, afirmou que a união entre as instituições é essencial para a Justiça do País para que as demandas sociais sejam finalizadas. Além disso, o procurador-geral disse que “a composição dos Tribunais, com membros de outras carreiras, proporciona a multiplicidade de ideias que enriquecem o debate jurídico” e que “esta pluralidade é essencial para se julgar da melhor forma possível”.


Lauro Machado assinalou que, ao se assumir um compromisso com os cidadãos, “os caminhos a percorrer serão ditados pelas necessidades da cidadania” e que “a cidadania é a dignidade humana em dobro”. Da mesma forma, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB Goiás), Henrique Tibúrcio, frisou que “a advocacia humaniza as decisões nos Tribunais, que vivem na constante presença do homem e em defesa do cidadão”. Ao final do seu discurso, desejou que o desembargador Nicomedes Borges trilhe um caminho glorioso no Tribunal, apesar dos desafios da Casa passarem a ser os dele também.


Diante de um Plenário lotado, Nicomedes disse chegarl com o espírito aberto e amistoso ao TJGO, considerado um dos mais dinâmicos do País no alcance de suas metas. Por conta disso, pediu desculpas antecipadas por “eventuais e involuntários deslizes, mesmo estando em constante processo de aprendizagem” e ainda que sua “responsabilidade fica ainda mais eminente por ter de julgar pessoas e isso não se mensura em valor econômico”.


Nicomedes Borges agradeceu a todos os presentes e renovou seu compromisso com a humildade pessoal, em busca de aprendizado constante por uma Justiça cada vez mais séria.


Participaram da solenidade o governador do Estado, Marconi Perillo, acompanhado do vice-governador, José Eliton de Figueredo Júnior; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Gilberto Marques Filho; a corregedora-geral da Justiça, Nelma Branco Ferreira Perillo; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Gilmar Luiz Coelho; o deputado estadual Álvaro Guimarães, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Helder Valin.


Ainda estavam presentes os prefeitos de Morrinhos, Rogério Troncoso Chavez; de Panamá, Divino Alexandre; de Anápolis, Antônio Gomide; Itumbiara, Francisco Domingues de Faria, e de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilella. Além do deputado federal Vilmar Rocha, os deputados estaduais Daniel Vilela e Leandro Vilela. Também compareceram desembargadores e servidores do Poder Judiciário.