Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Novo desembargador tomará posse nesta quinta-feira

A posse do 1º juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual da comarca de Goiânia, Fausto Moreira Diniz, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) será realizada nesta quinta-feira (26), às 15 horas, no Plenário do Tribunal.


A sessão solene será dirigida pelo desembargador-presidente Paulo Teles e contará com a presença de representantes dos demais Poderes e de entidades sociais, além de magistrados, servidores da Justiça, amigos e familiares do empossando. Indicado pelo critério de antiguidade, Fausto sucederá ao desembargador Jamil Pereira de Macedo, que se aposentou.


Ação de graças

Será realizada nesta quarta-feira (25), às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Goiânia, missa em ação de graças pela posse de Fausto Moreira Diniz no cargo de desembargador. A celebração será feita pelo arcebispo de Juiz de Fora (MG), dom Gil Moreira, primo do magistrado.


Currículo

Fausto Moreira Diniz é filho de Geraldo Tavares Diniz (in memorian) e Maria de Lourdes Moreira Diniz (in memorian) nasceu no dia 27 de abril da década de 1950 em Itapecerica (MG). É casado há 26 anos com Dalila Fátima Mesquita Diniz e pai de Daniela, Mayara e Girran. O magistrado chegou ao Estado de Goiás em 1970 e, desde então, se intitula “goianeiro”, neologismo criado providencialmente para justificar a sua união afetiva com o Estado e principalmente com o município de Goiânia. Aos 17 anos, na cidade de Goiás, onde seu irmão, José Aureliano Moreira Diniz, era cartorário (2º tabelionato), atuou como auxiliar de cartório e escrevente juramentado, a partir dos 18 anos, tendo por lá permanecido por três anos, até a conclusão do curso científico (ensino médio). Logo após, veio para Goiânia e passou no vestibular da Faculdade de Direito de Anápolis, onde cursou o primeiro ano, transferindo-se no segundo ano para a Faculdade de Direito da Universidade Católica de Goiás, hoje PUC-Goiás. Concluiu o curso em 1974 e ingressou na magistratura goiana em 1982, iniciando pela comarca de Ivolândia. Atuou nas comarcas de Itapuranga e Quirinópolis. Em 2005 foi promovido para Goiânia, para o cargo de 1º Juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual.


Enquanto estudava, trabalhou por cinco anos no Cartório de protestos da 2ª Zona. Em 1975, praticou a advocacia, tendo depois passado em concurso para inspetor de trabalho e atuou por quase dois anos na Delegacia Regional do Trabalho. No ano de 1982, decidiu prestar concurso para juiz, mais para dar incentivo aos colegas de escritório que pretendiam fazê-lo. Como juiz, foi nomeado e assumiu a comarca de Ivolândia, em 16 de abril de 1982, onde permaneceu até 26 de maio de 1987, quando foi promovido por merecimento, após cinco listas tríplices, para a comarca de Itapuranga, onde ficou por um ano e seis meses. Novamente promovido pelo mesmo critério, foi para Quirinópolis, comarca de terceira entrância, no dia 26 de outubro de 1988, onde permenceu até 5 de janeiro de 2005, quando então foi removido pelo critério de antiguidade para Goiânia, na 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, onde permaneceu até o acesso a desembargador, pelo critério de antiguidade.


É dedicado ao Direito Público e especialista em Direito Constitucional. Segundo Fausto, pretende incentivar a criação da Câmara de Direito Público, como forma de uniformizar entendimentos nessa seara. No Tribunal, ocupará uma das câmaras cíveis, estando lotado na sexta, por convocação inédita de “substituir-se a si mesmo”.


Como professor universitário ministrou as diciplinas de Direito Empresarial e Direitos Humanos e Cidadania em curso de graduação em Direito, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Quirinópolis.