Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Novo Fórum em Jataí será inaugurado nesta 5ª-feira

A partir desta quinta-feira (26/8), a comarca de Jataí passa a atender em novo endereço. Às 10h, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, inaugura a nova sede do Poder Judiciário na cidade, com mais de 8 mil metros quadrados. A nova sede faz parte das ações para o cumprimento da Meta 29 da atual gestão, que pretende dotar 100% das comarcas do Estado de prédio próprio.



Hoje a comarca possui duas varas cíveis, duas varas criminais, vara de Família, Sucessões e Cível e dois Juizados mistos (cível e criminal). Seis juízes atendem aos mais de 90 mil jurisdicionados, moradores de Jataí e do município de Perolândia, distrito judiciário da comarca. Atualmente há 32 mil processos em tramitação. Atendem na comarca os juízes Danilo Farias Batista Cordeiro (diretor do Foro), Sérgio Brito Teixeira e Silva, Marcus Vinícius Alves de Oliveira, Lorena Cristina Aragão Rosa, Élcio Vicente da Silva e Altamiro Garcia Filho.


O prédio onde funcionava o fórum, com quatro mil metros quadrados, era cedido pela prefeitura do município. Com a desocupação, a área agora abrigará o Centro de Pacificação Social (CPS) da cidade, que deverá ser instalado ainda no mês de setembro. O novo prédio, por sua vez, atende não somente à demanda do Judiciário local, mas da população em geral. Na área funcionará o Núcleo de Práticas Jurídicas de duas universidades da região que oferecem o curso de Direito, além de salas do Conselho da Comunidade, Conselho Tutelar e dos agentes de Proteção à Criança e Adolescente.


Há ainda espaço destinado para agência bancária, lanchonete, agência dos Correios e xerox. O fórum ganhou uma capela, com capacidade para 70 pessoas e o Tribunal do Júri comporta 140. O prédio será entregue completamente equipado e mobiliado e foi viabilizado graças à parceria com a Prefeitura e Câmara municipais, que cederam o lote para a construção da sede. Com a doação do lote, a verba que seria utilizada em sua aquisição foi remanejada para utilização na construção, possibilitando um prédio mais moderno e automatizado.