Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Novos dirigentes do TRE são empossados

Com o desafio de realizar o recadastramento biométrico de 930 mil eleitores da capital, tomaram posse, na manhã desta sexta-feira (13), nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), os desembargadores Rogério Arédio Ferreira e Gilberto Marques Filho, respectivamente. Goiânia e Curitiba foram as duas capitais brasileiras escolhidas para a revisão dos dados pessoais e coleta das impressões digitais do eleitorado, que tem até 1º de março de 2012 para se recadastrar. A solenidade de posse foi realizada no Auditório da Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás,


O segundo desafio de Arédio e Marques Filho, que também assumiu o cargo de corregedor regional eleitoral, é coordenar os trabalhos que serão desenvolvidos para o pleito eleitoral de prefeito e vereador no próximo ano, em meio às discussões sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que tenta impedir que políticos com condenação na Justiça possam concorrer às eleições.


Arédio substitui o desembargador Ney Teles de Paula, que em seu discurso ressaltou que “todo tempo futuro será melhor”, parafraseando o filósofo José Engenheiros. O ex-presidente do TRE expressou seu agredecimento a todos os servidores e homenageou os juízes e procuradores eleitorais.


Após o compromisso regimental, foi a vez do juiz João Batista Fagundes Filho falar em nome do TRE-GO. Ele frisou que Rogério Arédio Ferreira foi o primeiro juiz nascido na capital a chegar ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, em março de 2001, e destacou as qualidades principais do novo presidente do TRE. “Dinâmico, bem humorado e um espírito sensível às artes”, disse.


Em seguida, o procurador regional eleitoral, Raphael Perissé Rodrigues Barbosa, fez discurso crítico sobre as diferenças sociais no Brasil, mas destacou o lado positivo da democracia e da Justiça Eleitoral. Perissé também abordou os principais desafios que estão por vir para os dois novos dirigentes, a fim de que consigam depurar as práticas políticas. Ele ainda relembrou com contentamento a atuação de Ney Teles à frente do TRE-GO.


O presidente da OAB - seção Goiás, Henrique Tibúrcio, enfatizou sua confiança de que a gestão do TRE-GO sempre buscará a melhor justiça, cumprindo seu papel em moralizar e organizar o processo eleitoral no Estado. Ele também fez menção às eleições de 2012, e a importância da democracia com a presença do agente político eleito para representar o povo, assim como da “consolidação das instituições que fazem sustentar o verdadeiro Estado que se queira democrático”. Tibúrcio ainda sugeriu aos novos dirigentes que nunca desconsiderem a vontade popular em suas decisões.


Na ocasião, os servidores do TRE Maurício Simplício do Nascimento e Andyra Maria Guimarães foram homenageados pelos relevantes serviços prestados. Também foram homenageadas pela Associação dos Servidores do TRE (Assetre), Nely Linda da Silveira, Tereza Alzira Rocha e Rubinéia Ávila.


Também estavam presentes o desembargador José Lenar, representando o presidente do TJGO, Vítor Lenza; o governador Marconi Perillo, o vice-governador José Eliton, o senador Demóstenes Torres, o procurador geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres, o presidente da Asmego, Átila Naves Amaral, o presidente da Assembleia Legislativa, Jardel Sebba, e o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Iran Saraiva, além de desembargadores, juízes, servidores do TJGO e TRE, demais autoridades e público em geral.