Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Novos escreventes tomam posse no TJ

“Tenho orgulho de servir ao povo com despreendimento, disposição e alegria. Quem bate às portas da Justiça não está preocupado apenas com o lado material, mas busca também paz de espírito. O Judiciário é a última fronteira do desespero humano e por isso o cidadão merece ser tratado com dignidade tanto pelo juiz quanto pelo servidor”. A mensagem foi transmitida nesta quinta-feira (18) pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, ao dar posse aos 41 novos escreventes, aprovados no último concurso público, durante solenidade realizada no 1º Tribunal do Júri de Goiânia.


Acompanhado do juiz Carlos Elias da Silva, diretor do Foro de Goiânia, Paulo Teles falou sobre a implantação do Plano de Cargos e Salários e ressaltou o pagamento, na sua gestão, dos valores relativos às perdas salariais ocorridas ao longo dos anos. “Sei que a reposição não é condinzente com todas as perdas e ainda não é a ideal. No entanto, é a melhor paga nos últimos anos e o ponto de partida para que os salários sejam melhorados”, ressaltou.


Lembrando que o Poder Público é o maior empregador do Brasil, o presidente do TJ fez um apelo aos novos servidores para que, a curto prazo, não passem a desvalorizar seus salários. “Se no decorrer do tempo o salário se mostar pequeno não o menosprezem. Não se esqueçam de que vivemos um período de recessão e que o emprego é uma dádiva de Deus. Não percam tempo com lamúrias e dediquem-se à sua função de corpo e alma, exercendo-a com amor. Mais do que uma obrigação, temos o dever de amar o nosso próximo”, afirmou, ao conclamar os presentes a abraçarem a carreira escolhida.


Referindo-se ao juiz e sua relação com a comunidade, Paulo Teles frisou que a população precisa ser tratada com dignidade, de forma mais humanizada e compreensiva. “O juiz é um ser humano comum. Essa visão de que o magistrado é uma divindade é ultrapassada. A humildade do juiz tem que prevalecer nas suas decisões. Nossa missão não é ser maior do que os outros, mas igual a todos”, observou. Ao finalizar seu discurso, ele lembrou que os novos servidores serão lotados nas comarcas de Goiânia, Anápolis e Caldas Novas, onde há maior déficit de pessoal. “Sabemos do problema da falta de funcionários nessas comarcas e em várias outras do nosso Estado, mas já temos um concurso para juiz em andamento e a curto prazo realizaremos outro para servidores”, antecipou.


Ao dar boas-vindas aos recém-empossados, Carlos Elias disse que a chegada de novos servidores ao Judiciário goiano deve ser recebida com muita alegria por todos e elogiou a disposição de Paulo Teles de abrir um espaço na sua agenda para recebelos. “A partir de agora vocês tem o grande desafio de oferecer ao povo uma prestação jurisdicional célere, eficaz e, acima de tudo, digna”, destacou. Explicando que a grande maioria do pessoal atuará nas escrivanais judiciais, o diretor do Foro lembrou que a atividade meio é tão importante quanto trabalhar diretamente com os processos. “Não pensem que a função de vocês possui menor valor do que a atividade fim, pois é através dela que ações de suma importância são desenvolvidas”, comentou.


Juramento


Após a leitura do juramento feita por Denise de Sousa Gonçalves, o empossando Marcus Vinícius Amorim Campos, representando todos os novos servidores, afirmou que servir Judiciário goiano é também servir a um ideal de vida. Também relembrou a árdua trajetória percorrida até o momento da posse e assegurou que o compromisso de todos a partir de agora é com a moralidade, a ética e a dignidade. “Há homens que lutam um dia e são bons, mas existem os que lutam a vida inteira e esses são imprescindíveis”, observou.


Foram empossados Marhianne Paulla Cunha de Oliveira, Lívia de Souza Conceição, Thaisa Alves de Carvalho Eveline Monteiro Borges, Denise de Sousa Gonçalves, Patrícia Neves Soares Albernaz, Carlos Carmelo Walcácer Lima, Patrícia Nolasco Guimarães, Thaís Meireles Pereira, Adriane de Barros Miranda, Leonardo Soares de Sousa, Anderson Yagi Costa, Viviane Salomão Rosa da Silva, Renata de Oliveira Porfírio, Micaell Sadrac Rodrigues Miranda, Fernanda Silva do Nascimento, Cláudia Cristina Natal Silva, Mônica Oliveira da Costa, Rogério Sousa Sena Rodrigues, Marco Túlio da Cunha, Érica Fernanda Teixeira Santos, Marta Maria Urcino dos Santos, Kelly Cristina Santos Barros, Stefhanio Pinheiro Cavalcante, Luanna Lopes Bezerra, Renata da Lima Sampaio Rosa, Ana Paula Marcelino Reis, Adenir Gonçalves Borges Júnior, Isabella Morais Nagato, Jackeline Teles Da Costa, Isabella Aranha de Macedo Ferreira, Renata Laboissiere Loyola Lisita Lôbo, Hudson Mendes Coronheiro, Byanna Aires de Castro, Roberta Xavier de Oliveira Ferro, Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, Fernanda Rosa Ferreira, Sílvia Aparecida Custódio Teixeira, Suzana Estevam de Almeida Alvarenga, Marcus Vinícius Amorim Campos e Andrya Ferreira Borges.


Participaram da solenidade os juízes auxiliares da presidência Aureliano Albuquerque Amorim e Wilton Muller Salomão, o ouvidor-geral da Justiça, professor José Izecias, o conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil -Seção Goiás (OAB-GO), Murilo Macedo Lobo, além dos diretores do TJGO, Stenius Lacerda Bastos e Edson Teixeira de Amorim.