Aulas serão retomadas neste sábado, com exposição sobre elaboração de decisões e sentenças cíveis
Teve início nesta sexta-feira (13), na sede da Escola Superior da Magistratura de Goiás, o Curso de Vitaliciamento para os 42 juízes substitutos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, empossados em ato solene realizado no Plenário da Corte Especial do TJGO na quinta-feira (12). A abertura desta formação para os novos juízes foi presidida pela diretora-geral da ESMEG, juíza Maria Socorro Afonso Silva.
Neste primeiro dia de aula do vitaliciamento, os novos juízes contaram com a presença, ainda, do presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho; do vice-diretor da ESMEG, juiz Adegmar José Ferreira; da desembargadora e corregedora-geral da Justiça de Goiás, Nelma Branco Ferreira Perilo; do diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Átila Naves Amaral; de magistrados diretores da ASMEGO e coordenadores da ESMEG; juízes auxiliares da Presidência do TJGO e da Corregedoria; colaboradores da ESMEG, entre outros convidados.
A juíza Maria Socorro deu as boas-vindas aos novos colegas, apresentando a ESMEG, seu corpo docente, de coordenadores e colaboradores. Também apresentou aos novos juízes a grade prevista para o curso de vitaliciamento, cuja primeira etapa segue até o dia 19 de dezembro. A diretora também distribuiu aos juízes substitutos o material a ser utilizado durante este período e colocou toda a estrutura da ESMEG à disposição dos recém-empossados.
Em sua fala, o juiz Adegmar Ferreira, vice-diretor da ESMEG, lembrou que o intuito do magistrado, em sua nobre função, “é zelar pela paz e pela felicidade da sociedade. Este é um papel importante do operador do Direito. E não tenho dúvida de que nesta missão, os senhores encontrarão um irmão em cada colega”, disse. Segundo o juiz André Reis Lacerda, coordenador de Extensão da ESMEG, o objetivo da escola é que os magistrados tenham o máximo proveito do curso de vitaliciamento.
O desembargador Itaney Francisco Campos ministrou aula nesta tarde sobre a visão institucional da magistratura. O curso será retomado na manhã deste sábado com aula do juiz Reinaldo Alves Ferreira, sobre e elaboração de decisões e sentenças cíveis.
Na segunda-feira (16), o juiz José Ricardo Machado aborda, no período da manhã, das 9 horas às 12 horas, situações práticas das atividades judiciárias. À tarde, o juiz Carlos Magno da Rocha oferece o segundo módulo do tema Visão Institucional da Magistratura. No mesmo dia, entre 17 horas e 19 horas, a diretora de Recursos Humanos do TJGO fala sobre a área de RH do Tribunal.
Confira a programação completa do curso.
[fotos]