Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

OAB escolhe seis nomes para vaga

Conselheiros da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) escolheram ontem os componentes da lista sêxtupla de candidatos à vaga de desembargador destinada à instituição no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO). Cleuler Barbosa das Neves, Luiz Inácio Medeiros Barbosa, Itamar de Lima, Guilherme Gutemberg, Manoel Araújo de Almeida e João Paulo Brzezinski da Cunha serão agora votados pelos desembargadores do TJ, que reduzirão a lista a três nomes. A decisão final é do governador do Estado, que também nomeia.


A primeira votação elegeu quatro nomes, sendo Itamar de Lima o mais votado, com 40 votos. Foi seguido por Guilherme Gutemberg (39), Manoel Araújo (33) e João Paulo Brzezinski (24).Cleuler Barbosa, com 32 votos, foi selecionado no segundo escrutínio. A terceira votação elegeu Luiz Inácio Medeiros, com 23 votos, número mínimo.


A votação teve grande repercussão nas redes sociais, principalmente pelo fato de Brzezinski ter sido advogado do governador Marconi Perillo. Um conselheiro ouvido pelo POPULAR revelou que o sentimento geral dos votantes era o de evitar uma votação muito “chapa branca”. Em parte por isso, o candidato Paulo Balduíno não foi escolhido. Ele é sogro do deputado estadual Fábio Sousa (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa.


Membros do governo, como o procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins, e o secretário de Infraestrutura, Danilo Freitas, estiveram na sede da OAB durante o dia. “Essas visitas podem ter feito candidatos perderem votos”, avaliou um advogado. Muitos conselheiros acham que Brzezinski não será escolhido pelos desembargadores pelo fato de ser jovem, ele tem 38 anos. A vaga foi aberta com a aposentadoria de Floriano Gomes.