Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Operação Araguaia e Férias já apresenta resultado positivo

Dez dias após o lançamento da Operação Araguaia e Férias, ainda não foi dado andamento a qualquer processo judicial na comarca de Aruanã. Longe de ser um dado negativo, a ausência de ocorrências é, segundo o juiz Marcus da Costa Ferreira, resultado da eficácia da campanha, que reúne esforços do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros para coibir abusos ambientais durante o período de férias nas localidades do Estado onde há maior concentração de turistas.


A idéia é priorizar as causas apresentadas durante a temporada, com a decisão imediata dos juízes, utilizando a estrutura já existente nas comarcas. Além do presidente do TJGO, desembargador Paulo Teles, o magistrado recepcionará, nesta sexta-feira (10), às 15 horas, no Estande do Estado, o governador Alcides Rodrigues, que vai inaugurar um Vapt-Vupt na cidade e iniciar a distribuição da cartilha informativa da campanha.


“A proximidade do Judiciário com a população e a própria visibilidade que a Operação Férias ganhou, além da presença física do Corpo de Bombeiros, fez com que não tivéssemos qualquer caso relevante”, contou Marcus. Segundo ele, a expectativa para a temporada é que “pouquíssimos” crimes ambientais sejam registrados. “Aruanã nem parece que está em período de temporada. Tudo está calmo. Não temos algazarras na rua, problemas com som automotivo ou pesca predatória”, observou.


Participarão também do evento o delegado da Delegado do Meio Ambiente, Luziano de Carvalho e representantes da Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar.




Cartilha


No total, serão distribuídas 20 mil cartilhas durante todo o período de férias. A publicação foi criada pelos parceiros da Operação Araguaia e Férias e tem como lema “Segurança com Justiça é a nossa praia”. A cartilha traz, além de jogos, informações úteis e curiosidades, dicas de como aproveitar ao máximo as férias no rio Araguaia, preservando a natureza, protegendo os animais e mantendo o rio limpo. Foi elaborado um mapa com os principais municípios ribeirinhos e os mais procurados durante o período de férias.


Na página dedicada à corporação dos Bombeiros e Polícia Militar, o turista encontra dicas importantes para evitar acidentes, afogamentos e queimaduras. Também tem informações sobre o cuidado nas estradas de acesso aos municípios ribeirinhos como, por exemplo, o uso de cinto de segurança, cuidado com crianças no carro, respeito aos limites de velocidade e não fazer ultrapassagem em faixa contínua, além de dicas de primeiros socorros.


A Polícia Militar incluiu na cartilha dicas de conduta, que fala sobre a proibição da retirada de madeira da mata ciliar para construção de acampamentos, não derrubar palmeiras para a retirada de palhas para o telhado, não jogar lixo no rio ou nas praias e sugere que todos estabeleçam um relacionamento cordial com os vizinhos de acampamento.


O Tribunal de Justiça de Goiás disponibilizou na cartilha a relação de juízes por comarca, com telefone para contato mais rápido. Traz ainda o telefone da Ouvidoria Geral do TJGO (62 3216-2728), o endereço eletrônico www.tjgo.jus.br e o número para ligação gratuita (0800 648 6464). Os telefones das demais corporações também integram o conteúdo da cartilha: Corpo de Bombeiros: 193, Polícia Militar: 190 ou 198 e Civil: Denúncias anônimas: 197, DEMA Goiânia: (62) 3201-2637, Delegacia de Aruanã: (64) 3376-1223 e Delegacia de Aragarças: (64) 3638-1660.