Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Organizadores avaliam 1º Encontro da Regional Norte da Asmego


 No detalhe, o coordenador da Regional Norte expõe a condição do sistema carcerário de Uruaçu


 


 

Após o 1º encontro da Regional Norte da Asmego, o coordenador da Regional, Murilo Vieira de Faria, o diretor de Coordenação Regional, Paulo César Alves das Neves; e o presidente da Asmego, Átila Naves Amaral; avaliam os resultados do evento que fomentou o debate sobre segurança pública, sistema carcerário e meio ambiente no último dia 5, em Uruaçu.


 



 



 



Para o coordenador da Regional, o encontro de Uruaçu atingiu seu objetivo de integrar magistratura e sociedade, mostrando que o juiz tem saído do gabinete e ido, cada vez mais, ao encontro da sociedade. Atitude que, de acordo com ele, contribui para melhorar a credibilidade da justiça junto à população.



 



 



 



 



 



Segundo Murilo de Faria, ao realizar um encontro como esse, a Asmego demonstra que tem interesse pelos temas que são caros à sociedade e que se movimenta em defesa tanto do juiz quanto da população. O coordenador destaca a atuação do presidente da Asmego nesse processo, "que tem incentivado e realizado esses encontros regionais, dando uma nova cara para a Asmego".



 



 



 



 



 



O coordenador destaca ainda a participação significativa da sociedade e dos juízes da região. "O encontro foi bem divulgado, inclusive pela TV Anhanguera, a nível estadual, e por outros veículos regionais. Isso fez com que tivéssemos um auditório lotado e os presentes se mostraram bastante interessados", avalia.



 



 



 



 



 



O coordenador acredita que a "Carta de Uruaçu", documento elaborado pelos participantes do encontro, representa bem o que foi discutido. "Esse documento não saiu da cabeça de poucos e expressa o anseio da população de Uruaçu. Nós apenas fomentamos a discussão desses anseios e colocamos isso no papel", afirma o coordenador.



 



 



 



 



 



Segundo Murilo de Faria, ele e o presidente da Asmego irão pessoalmente entregar uma cópia do documento às autoridades competentes e cobrar o compromisso dessas autoridades em resolver as questões apontadas na carta. 



 



 



 



 



O coordenador acredita que a idéia de realizar o encontro em forma de audiência pública foi bem sucedida, pois esse é o formato que melhor contempla todos os segmentos envolvidos no debate. No plano ideal, afirma ele, é necessário realizar primeiro uma reunião com os magistrados e a sociedade, focada em assuntos de interesse da sociedade, depois, uma reunião interna entre os juizes, para discussão desses assuntos e, em um terceiro momento, uma reunião para discussões jurídicas de interesse da classe.



 



 



 



 



 



Para o diretor de Coordenação Regional, Paulo César Alves das Neves, a presença expressiva de magistrados no encontro demonstra que eles não estão alheios às ações da Asmego e apóiam a atual gestão da Associação.



 



 



 



 



 



Paulo César das Neves afirma que já está programando com os coordenadores das Regionais Norte e do Vale do Araguaia outros encontros, a serem realizados ainda esse ano. E, "como o interesse tem sido crescente, a expectativa é de que os próximos encontros sejam ainda melhores".



 



 



 



 



 



Para o presidente da Asmego, Átila Naves Amaral, a Asmego tem cumprido o seu papel político, ao fomentar a discussão de temas importantes para a sociedade e encaminhar os pleitos que dela resultam às autoridades competentes.



 



 



 



 



 



Segundo o presidente da Asmego, o próximo encontro regional será realizado na cidade de Posse, na região nordeste do Estado, entorno de Brasília, daqui a 30 dias e até o fim do ano a Asmego irá realizar os encontros das Regionais Sul e Sudoeste, fechando a maratona de encontros com o Congresso Estadual dos Magistrados, a ser realizado no mês de dezembro, em Goiânia.



 



 



 



 


O encontro de Uruaçu contou com a presença de 22 magistrados, entre eles, os desembargadores Walter Carlos Lemes e Itaney Francisco Campos e os juízes Gilmar Luiz Coelho, presidente do Conselho Deliberativo da Asmego; Wilton Salomão; Hugo Gutemberg Patiño; Alessandro Pereira Pacheco; Vitor Humbelino Soares; Lázaro Alves Martins e Rinaldo Aparecido Barros, além do presidente da Associação Goiana do Ministério Público, Lauro Machado Nogueira; da prefeita de Uruaçu, Marisa dos Santos Araújo; e de autoridades e líderes comunitários da região.