Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Órgão Especial aprova resolução sobre logomarca do TJ










 


[...] Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) aprovou, por unanimidade, a resolução que institui a logomarca (marca institucional) do Tribunal com os padrões tipográficos, cromáticos, construção gráfica e proporções contidas em seu desenho, para que possa ser utilizada nos atos oficiais. A logomarca foi escolhida por meio do concurso público instituído pelo Decreto Judiciário nº 1.716, de 11 de dezembro do ano passado, cujo vencedor foi Pedro Henrique Maximiniano, estudante do 8º período do curso de Designer de Comunicação da Universidade Católica de Goiás (UCG).


De acordo com a resolução, a logomarca deverá ser utilizada em todos os atos oficiais impressos do Poder Judiciário de Goiás, em suas publicações gráficas, na página inicial da internet e intranet e nas peças promocionais e publicitárias, garantindo a padronização visual a que se destina. O acesso à logomarca na internet e intranet, segundo o documento, será disponibilizado no site www.tjgo.jus.br. Ainda conforme o artigo 3º da resolução, a substituição de outros brasões utilizados nos impressos e nas mídias eletrônicas do Judiciário goiano pela logomarca oficialmente adotada será feita por meio da reposição dos estoques existentes.


O design da nova marca do Tribunal foi elaborado através de um processo construtivo que parte de um triângulo equilátero que faz, assim, alusão à tríade equilíbrio, imparcialidade e harmonia. O trabalho do designer Pedro Henrique priorizou a simplicidade da forma e da cor. Ainda no conceito, ele esclareceu que o traço semicircular que tangencia a base do quadrado simboliza a bateia/prato, que lembra a saga dos desbravadores bandeirantes que fazem parte da história de Goiás. O traço vertical é uma referência ao martelo ou malhete usado pelo juiz "ser supremo do tribunal" e simboliza poder e autoridade. Para o vencedor, o traço vertical e o traço semicircular, juntos, dão forma a uma balança, unidade que representa justiça e direito.


O designer, que utilizou apenas o cinza e branco em seu trabalho, justificou a opção alegando que a cor cinza exprime sobriedade, seriedade e neutralidade e observou que o logotipo vem com tipografia sem serifa e com letras minúsculas para que se faça uma referência à igualdade de direitos, além de uma correlação com o endereço eletrônico evidenciado na sigla "tj.go". Segundo comentou, "com geometrias puras e traços simples em sua construção, a nova marca traz um roupagem contemporânea em que valores são formados por sutilezas".