Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Pacificação e discussões institucionais no Encontro Regional do Vale do Araguaia


Terminou, por volta das 17 horas, o II Encontro Regional do Vale do Araguaia, na cidade de Goiás, do qual participaram cerca de 10 magistrados e uma quantidade expressiva de membros da população local. O evento, realizado no Tribunal do Júri, começou por volta das 11 horas, após um café da manhã.


Os trabalhos foram iniciados pelo diretor do Fórum do município, Silvânio Divino Alvarenga, que, primeiramente, parabenizou a Asmego pela iniciativa, expondo alguns dos principais problemas enfrentados pelos juízes da região. Em seguida, o presidente da Asmego, Átila Naves Amaral, falou sobre os objetivos do encontro, que entre outros, é de servir como um espaço de trocas de experiências entre os juízes e com a população. “Ao dar continuidade a esses encontros regionais, a Asmego reafirma sua posição de braço político da classe”, disse.


Diretor do Fórum da cidade de Uruaçu e conselheiro da Asmego, Murilo Viera de Faria, ministrou palestra sobre o Centro de Pacificação Social, projeto desenvolvido na Comarca do Município, cuja sede foi inaugurada na primeira quinzena deste mês. O juiz destacou a iniciativa como modelo de conciliação e prevenção de litígios para o Brasil.


Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o juiz auxiliar Enyon Arthur Fleury de Lemos aproveitou a oportunidade para relatar as ações realizadas e das que ainda serão empreendidas pelo TJ em beneficio dos magistrados goianos.Após as falas dos integrantes da mesa, o público presente no evento participou de forma ativa, elaborando questões direcionadas principalmente ao diretor do Fórum de Uruaçu, Murilo de Faria.


Por volta das 14 horas foi iniciada a segunda parte do encontro, quando os juízes presentes se reuniram para tratar de assuntos institucionais. Na pauta, estavam, entre outros assuntos: aprovação imediata do Plano de Cargos e Salários dos servidores do Poder Judiciário: elevação da Comarca de Goiás à Entrância Final; apoio do TJ para implantação do Centro de Pacificação Social na cidade de Goiás, sendo a mesma pólo da região do Vale do Araguaia.