A solenidade de abertura do IX Congresso Goiano da Magistratura reuniu juízes, desembargadores, advogados e estudantes de direito. Entre as autoridades presentes destaque para o presidente da Asmego, juiz Átila Naves Amaral, o presidente do TJGO, desembargador Paulo Teles, o diretor da Esmeg, juiz Amaral Wilson de Oliveira, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Nilson Naves e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende. O tema do evento, que segue até amanhã, é Gestão Democrática do Poder Judiciário: A Participação Efetiva do Juiz de Primeiro Grau.
O juiz Amaral Wilson de Oliveira, presidente da Esmeg, Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás, discursou abrindo a solenidade e frisou a relevância do evento, que durante dois dias, terá cinco palestras com temas ligados à questão da gestão do Poder Judiciário. Em seguida, o presidente da Asmego, juiz Átila Naves Amaral, discursou agradecendo a participação dos juízes, principalmente daqueles que se deslocaram do interior, das suas comarcas, para prestigiar o Congresso Goiano da Magistratura. Átila disse que o tema do Congresso é intencionalmente o mesmo do Congresso Brasileiro , que acontecerá na semana que vem em São Paulo. “A gestão democrática, a participação efetiva dos juizes de primeiro grau, é de suma importância para a boa prestação jurisdicional”, afirmou o magistrado.
O presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Teles, lembrou a qualidade dos juízes goianos, afirmando que essa qualidade tem sido demonstrada e comprovada nas várias ações que estão sendo desenvolvidas pelo Tribunal, como Justiça Ativa, Mutirão Carcerário e outros. O magistrado disse ainda que a Asmego é uma entidade que ele preza e considera muito em sua gestão. “O meu plano de metas, com cerca de 600 ações tem na prática mais de 200 sugestões da Asmego. Isso comprova o meu interesse de valorizar o juiz de primeiro grau na minha gestão a frente do Tribunal de Justiça”, afirmou o desembargador.
Paulo Teles disse ainda que o judiciário brasileiro e particularmente o goiano passa por uma revolução positiva que caminha para uma ação do judiciário cada vez mais voltada para os interesses da população.
Autoridades presentes na abertura do Congresso:
-Iris Rezende Machado-prefeito de Goiânia
-Nilson Naves, ministro do Superior Tribunal de Justiça
-Paulo Teles- presidente do Tribunal e Justiça de Goiás
-Des.Vitor Barbosa Lenza- vice-presidente do TJGO
-Átila Naves Amaral- presidente da Asmego
-Lauro Machado Nogueira- Presidente da AGMP
-Des.Federal Mário Bottazzo- vice-presidente do TRT-18ª Região
-Ana Cristina Ribeiro Peternela – subprocuradora geral de Justiça
-Miguel Ângelo Cançado- presidente da OAB-Goiás
-Des.Sérgio Cavalieri- vice-presidente do TJRJ
-Des. Antônio Rulli Júnior – presidente do Colégio Permanente das Escolas de Magistratura do Brasil
-Frederico Antunes Costa Tormin- Procurador Geral do Estado
-Amaral Wilson de Oliveira- diretor da Esmeg