Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

"Para fazer um bom vinho, precisa-se ter uma boa uva"

Em mais uma edição do Curso de Vinhos promovido pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), por meio da Diretoria Social, o desembargador e enólogo Floriano Gomes proporcionou aos magistrados inscritos uma verdadeira imersão no tema. Profundo conhecedor e estudioso do assunto, o desembargador ministrou pela terceira vez o curso na ASMEGO. Esta edição foi realizada na última sexta-feira (10).


"Para se fazer um bom vinho, precisa-se ter uma boa uva", disse o magistrado ao iniciar o roteiro do curso por uma descrição minuciosa sobre as principais uvas utilizadas nas mais importantes vinícolas do mundo. No curso, os participantes aprenderam também conceito de vinho; processo de cultivo do vinhedo (clima, solo, plantio, manejo, colheita); vinificação de vinhos tintos, brancos e rosés; teoria da degustação; e reconhecimento do rótulo.


O curso foi concluído com uma sessão de degustação da bebida. "Temos que olhar para o vinho com respeito e dialogar com ele. O vinho também olha para nós e conversa conosco", ensina o desembargador Floriano Gomes.


"Conheço algumas vinícolas, mas vim porque quero apronfundar um pouco mais meu conhecimento. E como se diz: 'vinho se aprende tomando'", diz o juiz Avenir Passo de Oliveira."Sou completamente leiga no assunto e vim fazer o curso pelo sucesso entre os colegas. Espero sair do patamar zero em conhecimento sobre o assunto", brinca a magistrada Luciane Cristina Duarte dos Santos.


A juíza Iara Marcia Franzoni acredita que as mulheres têm uma dificuldade ainda maior em relação ao assunto. "Geralmente é o homem quem escolhe o vinho. Eu e meu esposo costumamos abrir um vinho em casa, nos fins de semana, e quero contribuir com a escolha da bebida. O que aprender aqui, vou ensinar para ele", afirma a juíza, também inscrita nesta edição do curso.


Como novidade nesta edição, os magistrados puderam contar com serviço de transporte na volta para casa, em respeito à lei seca e visando à segurança dos juízes. Devido ao sucesso do curso, houve, mais uma vez, mais inscritos que o número de vagas disponibilizadas. Por isso, a Diretoria Social, por meio da diretora, juíza Elaine Christina Alencastro Veiga Araújo, realizou o sorteio dos magistrados para esta edição. Abertura de inscrições para nova edição será informada aqui no portal.


[fotos]