Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Parcerias são as expectativas sobre a nova gestão do TJGO

Continuidade do bom relacionamento, construído nos últimos anos, com os poderes Executivo e Legislativo e com a sociedade civil, além dos bons trabalhos desenvolvidos até agora pelo Tribunal goiano. Esta é a principal expectativa sobre a gestão 2011/2013, que se iniciou nesta terça-feira (1°), após a posse dos desembargadores Vítor Barboza Lenza, Leobino Valente e Beatriz Figueiredo nos cargos de presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), vice-presidente e corregedora geral da Justiça, respectivamente.


Presentes na solenidade de posse, autoridades como o governador Marconi Perillo, o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Átila Amaral, revelaram que a preocupação com a excelência na prestação jurisdicional, com a melhoria das condições físicas das unidades judiciárias e a aproximação do Judiciário com a população, continua em destaque. Procurador-geral de Justiça de Goiás, Eduardo Abdon Moura pontuou o “pioneirismo e a afinidade com o novo” como características do desembargador-presidente Vítor Lenza e disse acreditar que elas darão o tom de sua administração.


Marconi lembrou a parceria que sempre manteve com o Tribunal de Justiça, desde a criação do Fundo de Reaparelhamento do Judiciário, em sua primeira gestão à frente do Executivo em 1998. Em seguida, o governador ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos de sucesso realizados no TJ nos últimos anos. “Acredito que o desembargador Lenza dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado nas últimas gestões do Tribunal de Justiça. A esperança é de que, nesta gestão, o Judiciário continue permitindo que, principalmente o povo mais sofrido, mais pobre, possa ter uma prestação jurisdicional à altura de suas necessidades”, disse.


O presidente da OAB-GO também chamou a atenção para as parcerias empreendidas entre as duas instituições e para o tratamento sempre respeitoso mantido por seus membros. “Não tenho dúvidas de que a instituição que represento não precisará exigir tratamento digno aos profissionais que congrega, pois tenho a certeza de que continuará prevalecendo o trato igualitário e com urbanidade, premissas essenciais ao convívio harmônico, especialmente entre magistrados e advogados”, disse.


Como o governador, Henrique Tibúrcio também defendeu a boa prestação jurisdicional como caminho para aproximar a Justiça do cidadão. “Sei que o desembargador Vítor Lenza não pretende desapontar os que esperam desta nova administração judiciária um compromisso com a contínua melhoria dos serviços, em proveito dos que deles necessitam e dependem, sempre na busca dos índices mais satisfatórios”, discursou.


Para Átila Naves do Amaral, pelo perfil ao mesmo tempo administrador e legalista, Lenza não terá dificuldades para se destacar como um dos dirigentes de maior competência do TJGO. “Cada gestão do Tribunal goiano tem surpreendido pela qualidade, pela capacidade democrática de acesso. Tenho certeza que esta gestão também será marcada, não só por essas características, mas pelas boas atividades que serão continuadas na capital e no interior”.


Lenza ponderou que sempre manterá diálogo respeitoso com as instituições, objetivando prontas soluções, e garantiu que o mesmo tratamento será dispensado ao Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça), entidade que representa os servidores do Judiciário.


Leia também:


Conheça a história do presidente do TJGO

“Tenho que uma nova ordem se descortina para o Judiciário goiano”, diz desembargador

Luta e dedicação marcam chegada de Lenza à presidência do TJGO