O primeiro dia de discussões e debates do 96º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil (Encoge) contou com a participação da presidente da ASMEGO, Patrícia Carrijo, também vice-presidente de Pauta Remuneratória da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Ela foi responsável pela palestra “Impactos dos Projetos Legislativos no Poder Judiciário”. O evento jurídico é sediado, desde a última quarta-feira (29/10), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), na capital fluminense.
Em sua palestra, Patrícia Carrijo destacou que o processo legislativo é “parte da vida do Judiciário”. “Quem se omite, é legislado; quem participa, é respeitado”, disse. Ela ainda afirmou que “a presença associativa é o antídoto contra a invisibilidade institucional”, e em seguida, completou: “O que se conquista hoje pode ser revertido amanhã — por isso a memória e a persistência associativa são a nossa garantia de futuro”.
Ao final, a presidente da ASMEGO ressaltou que o equilíbrio entre os Poderes passa por “diálogo”, mas também por “firmeza” e “protagonismo”. Rodrigo Badaró, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também foi convidado para falar sobre o mesmo tema.
Nas imagens que mostram a movimentação do 96º Encoge, Patrícia está ao lado dos desembargadores Marcus Costa Ferreira (corregedor-geral de Justiça do TJGO) e Anderson Máximo de Holanda (corregedor do Foro Extrajudicial); dos juízes auxiliares Társio Ricardo de Oliveira Freitas e Marcus Vinícius Alves de Oliveira; da juíza auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Soraya Fagury; e da diretora de Coordenadorias Regionais da ASMEGO, juíza Laura Ribeiro de Oliveira.
A presidente ainda esteve com magistrados de outros estados, como o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho; a juíza e diretora do TJMA, Ticiany Gedeon Maciel Palácio; e o ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, juiz em Pernambuco.
Patrícia Carrijo palestra no 96º ENCOGE sobre o tema “Impactos dos Projetos Legislativos no Poder Judiciário”