O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles inaugurou, nesta quarta-feira (19), o primeiro fórum de sua gestão, em Vianópolis. Na comemoração dos 61 anos do município, a cidade recebeu o novo prédio do orgão, que foi construído em oito meses e possui área de 1.184,02 m², com espaço para as seguintes salas: duas para juiz, duas para cada uma das três escrivanias, um auditório para o Tribunal do Júri, uma para advogados, uma para oficial de justiça, uma para o cartório eleitoral, uma para assistente de juiz, uma copa e demais espaço coletivos. O valor investido na obra foi de R$ 1.519.838,60.
A solenidade de inauguração também contou com a presença do governador Alcides Rodrigues, do vice-presidente do TJGO Vítor Barboza Lenza, do diretor-geral do TJGO Stenius Lacerda Bastos, do ouvidor-geral do TJGO professor Izecias, do coordenador de obras do TJGO Antônio Nery da Silva, do secretário geral da presidência Marllus Neves de Ávila, do presidente da OAB Goiás Miguel Cançado, do juiz de Vianópolis e diretor de foro Chrispim Silva Araújo, do prefeito Sílvio Pereira da Silva, do promotor de Justiça Maurício Alexandre Gebrim, vereadores, deputados, e outras autoridades locais.
O presidente do TJGO afirmou que “o Judiciário entrega uma obra que atende aos anseios de sua população e não fez mais do que o seu papel”. Segundo Paulo Teles, todos os recursos financeiros a serem investidos até 2011 estão sendo medidos para serem bem aplicados.
Muito entusiasmado, o prefeito Sílvio Pereira relembrou quando o terreno foi concedido pela prefeitura para a construção da obra e agradeceu a todos que acreditaram que a idéia traria benefícios para a cidade. Já Alcides Rodrigues enfatizou os desafios dos gestores dos poderes públicos para conseguir atingir resultados, e alertou que só as parcerias possibilitam maior agilidade no alcance das metas.
Fórum de Vianópolis
De acordo com o juiz de Vianópolis e diretor de foro, Chrispim Silva Araújo, a comarca foi instalada em 1953 e de lá para cá, houve um expressivo crescimento populacional e econômico, por isso o antigo espaço de 100 m² era insuficiente para atender cerca de 4 mil processos. “O novo prédio vai melhorar a estrutura de trabalho para os servidores e garantir maior qualidade e menor tempo de atendimento aos moradores de Vianópolis”, disse. Ele ressalta que a construção do fórum trouxe outro benefício ao município, já que valorizou o bairro e os imóveis próximos ao orgão. O juiz ainda recebeu um carro modelo Logan, da marca Renault, para atender às necessidades da comarca.
“A justiça de Goiás tem sido bem administrada, principalmente nos últimos anos. Quando um novo presidente chega, dá continuidade ao trabalho iniciado pelo anterior”, disse Chrispim. Ele explicou que a escolha da comarca para receber a construção foi feita ainda na administração do ex-presidente do TJGO, desembargador José Lenar de Melo Bandeira, e desenvolvida e inaugurada na atual gestão. “Paulo Teles já está demostrando a que veio, com escolha de profissionais com formação para sua equipe e já demonstra resultados”, concluiu, agradecendo a todos que contribuíram para a conclusão do prédio.
“A obra está sendo entregue com todos os recursos técnicos necessários, computadores de última geração e demais sistemas de trabalho, além de monitoramento interno e externo de segurança”, frisou Antônio Nery. A qualidade da construção foi destacada também pelor diretor-geral do TJGO. “Todos os equipamentos e acessórios mais modernos foram agregados à obra, como aparelhos de ar condicionado, sistema de irrigação, persianas, venezianas, galeria de ex-diretores, que parecem coisas pequenas, mas são muitos importantes para garantir uma boa qualidade de atendimento ao cidadão e de trabalho ao servidor”, afirmou.
Magistrado integrado
Em seu discurso, Paulo Teles destacou a importância do juiz estar voltado para as angústias do seu povo, e ser um profissional integrado à sociedade e que respeita, cumprimenta e dá segurança e esperança à comunidade em que exerce seu ofício. O presidente ressaltou que o juiz deve estar presente na comarca durante os cinco dias da semana, demonstre amor pela sua profissão e interaja com seu povo.
Ele ainda afirmou que estão planejadas a construção de 40 fóruns até 2011, possibilitando a 85% das comarcas do estado possuir edificações próprias. “Estaremos inaugurando obras que começaram na gestão do Lenar, e começaremos outras que não vamos inaugurar, mas que o Vítor Lenza vai continuar”, concluiu.