”Renovo meu compromisso de concorrer a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça e tenho convicção de que posso desenvolver um trabalho de excelência, contribuindo, assim, para beneficiar Goiás em todos os sentidos”. Essa foi a resposta dada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, nesta terça-feira (28) a uma comitiva de advogados goianos, com quem esteve reunido, no gabinete da Presidência, durante manifestação de apoio público da classe na sua disputa pela vaga de ministro do STJ.
Apesar de assumir publicamente o compromisso, Paulo Teles se disse surpreso e, ao mesmo tempo, feliz com a indicação e apoio incondicional dos colegas. “Inicialmente, não tinha essa pretensão e quando assumi a presidência do TJ pensei somente em prestar um bom trabalho à sociedade. Mas abraço a iniciativa com muita alegria e a conquista dessa meta será benéfica para o Estado”, frisou, comentando que as boas idéias nascem do “improviso” e que todas as crises são superáveis.
O grupo, formado pelos advogados Renaldo Limiro, Ricardo Dias, Aureliano Ivo Dias, Leon Diniz, Paulo Otoni e Eliomar Martins, também se colocou à disposição do presidente do TJ para auxiliar na divulgação, por meio da TV Cidadã, do STJ, do trabalho desenvolvido pelo Judiciário goiano no Entorno de Brasília, além das várias ações de cunho social, aproximando o Judiciário do cidadão, implementadas, de forma inédita, desde o início da sua gestão. “Paulo Teles tem todas as qualidades para assumir esse cargo no STJ. Sua competência é inquestionável e sua administração provocou uma verdadeira revolução no Estado em apenas quatro meses. Esse é apenas o primeiro ato, mas pretendemos ajudar a difundir a idéia nos veículos de comunicação do tribunal superior e buscar apoio das lideranças políticas”, afirmou, Renaldo Limiro.
Já o advogado Ricardo Dias, ex-procurador do Município, lembrou a importância de divulgar o trabalho desempenhado por Paulo Teles à frente do TJ goiano, tanto para o Estado quanto para o País, e a soma de esforços para alcançar o objetivo estabelecido. “Temos atualmente um Judiciário mais próximo da advocacia e também da sociedade em geral. Isso se deve principalmente ao empenho e dedicação de Paulo Teles, que é um dos homens mais preparados do Brasil para exercer a vaga de ministro no STJ”, enalteceu.
Para Eliomar Martins, a perda da vaga do ministro goiano Castro Filho, em razão de sua aposentadoria, é mais um motivo para que o presidente do TJ possa pleitear uma cadeira na instância superior. “Os ministros precisam ter conhecimento do trabalho excepcional que Paulo Teles vem desenvolvendo em Goiás e também no Entorno de Brasília, pois faz parte de projetos que a sociedade clama há muito tempo. Por essa razão, é direito dos goianos pleitear essa vaga”, ressaltou, ao lembrar que a indicação de Paulo Teles atende ainda o princípio da federalização dos tribunais. Também estiveram presentes à reunião os juízes auxiliares da Presidência Enyon Artur Fleury Lemos e Wilton Müller Salomão.