Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Peluso defende que o cidadão esteja no centro das metas do Judiciário

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, afirmou que “o essencial é o que é perceptível pela sociedade”, lembrando o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, ao destacar que esse deve ser o foco do trabalho dos juízes e servidores do Judiciário no Brasil. “Essa é a grande meta na qual a magistratura deve se guiar”, afirmou Peluso ao abrir oficialmente o V Encontro Nacional do Judiciário nesta quinta-feira (17/11), em Porto Alegre/RS.


Representantes dos 90 tribunais do país estão reunidos para definir as metas do Judiciário brasileiro para 2012 e avaliar parcialmente o cumprimento das metas fixadas para 2011. Anualmente, os tribunais definem metas para aperfeiçoar o trabalho do Poder Judiciário brasileiro. O V Encontro Nacional do Judiciário está sendo realizado no Hotel Plaza São Rafael, no centro da capital gaúcha.


O evento, promovido pelo CNJ, tem a participação dos presidentes, vice-presidentes e corregedores, além dos conselheiros do CNJ. Na abertura, além do ministro Peluso, discursaram o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Leo Lima, o governador do Estado, Tarso Genro, o presidente da Assembléea Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Vilaverde (PT-RS).


Ao dar as boas-vindas aos participantes do V Encontro, o desembargador Leo Lima ressaltou a importância das “metas como ferramentas para auxiliar na melhoria da produtividade das cortes”. O governador gaúcho lembrou que a Justiça é o espírito central do Estado Democrático de Direito. “É um orgulho que a reunião seja realizada no Rio Grande e ajude na tomada de decisões para que o Judiciário atenda aos cidadãos que clamam por uma Justiça rápida”, disse Genro. 



Resultados – Os trabalhos do V Encontro Nacional do Judiciário prosseguem nesta sexta-feira (18/11). Pela manhã, os resultados prévios do cumprimento das metas nacionais de 2011 serão apresentados pelo secretário-geral do CNJ, Fernando Marcondes, e pelos juízes auxiliares da presidência do Conselho, Antônio Carlos Alves Braga Junior e Marcelo Berthe. No mesmo dia, os corregedores de Justiça vão se reunir com a corregedora nacional, ministra Eliana Calmon.


À tarde, a partir das 14h, presidentes dos tribunais superiores falarão sobre os resultados do Poder Judiciário ao longo do ano. Às 16h, o ministro Cezar Peluso atenderá à imprensa em entrevista coletiva para comentar as metas aprovadas no Encontro.