Foto: Luis Cortelini
"As temáticas trabalhadas foram todas voltadas para a nossa faixa etária e nossos direitos." Foi o que destacou a diretora de Pensionistas da ASMEGO, Zalmy de Souza Néas, sobre o XI Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura, promovido pela AMB em parceria com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), entre os dias 12 e 17 de setembro, na cidade de Bento Gonçalves (RS). A pensionista também elogiou a organização e a acertividade na elaboração da programação cultural, que contou com passeios a pontos turísticos da Serra Gaúcha.
Goiás foi representado por 20 pessoas, entre pensionistas, magistrados aposentados associados à ASMEGO e dependentes. A 11ª edição do evento reuniu cerca de 240 congressistas de vários Estados brasileiros. A atuação das entidades de magistrados pela garantia da manutenção dos direitos das pensionistas esteve em pauta na abertura oficial, que contou com a presença do diretor-tesoureiro adjunto da entidade, Mauro Caum, que na ocasião representou o presidente da AMB; a diretora de Pensionistas da AMB e da Ajuris, Eneida Barbosa; o presidente da Ajuris, Gilberto Schäfe; entre outros magistrados e autoridades.
Durante quatro dias foram realizadas seis palestras com temas variados sobre saúde e direitos de pensionistas. A diretora-adjunta de Pensionistas da ASMEGO, Marília Pires de Campos S. de Castro, também congressista, ressaltou que a primeira palestra sobre o tema Conversando sobre amor e saúde, ministrada pela psicóloga e magistrada aposentada, Leila Torelly Fraga, foi a que mais te chamou a atenção. "A fala da doutora trouxe uma nova visão sobre o tema, nos mostrando que a busca do equilíbrio entre os aspectos espirituais, mentais, sociais e de saúde, podem nos ajudar a conviver com o luto e prospectar o futuro", explicou.
Na sexta-feira (16), os congressistas participaram da elaboração da Carta de Bento Gonçalves. O documento com as reivindicações e resultados do encontro foi lido na ocasião e será entregue aos presidentes das associações filiadas à AMB. A diretora de Pensionistas da ASMEGO revelou que a carta deve ser entregue em breve ao presidente da entidade, juiz Wilton Müller Salomão.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação