Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Pensionistas da magistratura reúnem-se com presidente da AMB

Na manhã desta terça-feira, 6 de outubro, o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, recebeu uma comitiva de onze pensionistas da magistratura para tratar de temas de interesse da categoria. Acompanhadas da diretora do Departamento de Pensionistas da AMB, Eneida Barbosa, as associadas vieram a Brasília para entregar a Mozart a Carta de Florianópolis, documento redigido ao final do VI Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura, realizado na capital de Santa Catarina, de 16 a 20 de setembro. “Gostaria primeiramente de agradecer a Associação por ter nos permitido realizar o nosso Congresso, que foi um sucesso”, avaliou Eneida.



A diretora explicou ao presidente as dificuldades enfrentadas pelas pensionistas em diversos estados em virtude de algumas associações estaduais não contarem com departamentos exclusivos para tratar dos problemas das pensionistas. “Infelizmente, apenas a AMB tem se mobilizado e contribuído efetivamente pela nossa causa”, destacou. Eneida disse ainda que, em palestra durante no evento, o ex-presidente da AMB, Rodrigo Collaço, sugeriu que as pensionistas lutassem para ter direito à voto nas eleições das entidades de classe da magistratura. A proposta foi apresentada a Mozart durante o encontro.



Ao desculpar sua ausência no evento, o presidente da AMB firmou o compromisso de apresentar a sugestão na próxima reunião do Conselho de Representantes - que será realizada no dia 29 de outubro em São Paulo – já que a mudança requer alteração do estatuto e, por esta razão. Além disso, ele garantiu que irá solicitar aos presidentes das associações filiadas empenho para atender às demandas das pensionistas. “Além disso, vou encaminhar as propostas apresentada na Carta de Florianópolis a todos os presidentes de associações, tribunais e ao Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais”, afirmou.



Mozart disse que está permanentemente mobilizado na defesa dos interesses de todos os associados, incluindo as pensionistas. Como exemplo desse empenho, ele falou a respeito de audiência pública que acontece na tarde desta terça-feira, na Câmara dos Deputados, para tratar de Proposta de Emenda à Constituição que pretende alterar as regras para o pagamento de precatórios. O presidente da AMB é um dos convidados da reunião, onde apresentará a opinião contrária da magistratura à proposta. “Mais uma vez, a intenção é penalizar os credores do Estado, entre eles as pensionistas.” Ao manifestar interesse em acompanhar a discussão, Eneida confirmou que o grupo acompanharia o presidente durante a audiência.