Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

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Pesquisa aponta que 76,4% dos usuários estão satisfeitos com o Judiciário

Com um índice geral de 76,4% de satisfação dos usuários da Justiça com o Poder Judiciário, a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) divulgou o relatório estatístico e análise dos dados da Pesquisa de Satisfação do Usuário, aplicada de 22 de fevereiro até 31 de março deste ano, por meio do portal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) na internet. Já o grau de satisfação do usuário alcançou um índice de 69%. A diferença entre os dois índices se deve ao fato de o primeiro traduzir a satisfação em todos os aspectos analisados e o segundo ser fruto de uma pergunta específica direcionada aos participantes.



De acordo com a secretária da SGE, Eunice Machado Nogueira, é a primeira vez na gestão do presidente-desembargador Paulo Teles que foi possível conhecer a opinião do cidadão sobre a prestação jurisdicional por meio de um estudo. “Nossa meta era alcançar um índice de satisfação de 55%, mas o  geral alcançado de 76,4% foi realmente muito satisfatório e indica que estamos no caminho certo, que a gestão está com um trabalho realmente voltado para o cidadão para a melhoria da prestação jurisdicional. Isso é muito importante”, pontua.



A pesquisa foi respondida por 4.352 entrevistados, dentre eles 41% advogados, 27% partes, 11% estudantes, 13% funcionários da Justiça e 8% outros. Destes, 33% são de Goiânia e 67% de cidades do interior. A maioria, 61%, está na faixa etária dos 21 aos 40 anos; outros 31% está entre 41 e 60 anos, 5% possui até 20 anos e 3% está acima dos 60 anos. 



Os internautas responderam questionário com 32 perguntas, agrupadas em seis dimensões de avaliação - atendimento, instalações, acesso ao TJGO, instituições, canais de comunicação e serviços judiciais, as quais foram respondidas com ótimo, bom, regular, ruim e não opinado. Em todos os fatores, o grau de satisfação ficou acima dos 70%. De acordo com o coordenador de gestão de qualidade, Luiz Maurício Scartezini, os dados coletados foram analisados em cada uma das dimensões e realizados os cruzamentos de informações necessários para o entendimento da comunicação dos usuários da Justiça. “Os resultados estão ainda em análise na SGE . Os pontos positivos vamos fazer por onde melhorar, vamos buscar aumentar nossa credibilidade, e os pontos negativos vamos buscar soluções para eles”, disse Paulo Teles.



Além das perguntas fechadas, os internautas puderam apontar críticas, sugestões e elogios. Receberam elogios o programa Justiça Móvel, pelo atendimento rápido e eficaz; o atendimento na comarca de Uruaçu, a agilidade no andamento dos processos na 5ª e 7ª Vara Cível, o atendimento na 5ª e 9ª Vara Cível e a realização da pesquisa, dentre outros. As principais críticas apontam a morosidade nas escrivanias, a prestação de serviço e atendimento desqualificado nas varas da Capital, o número insuficiente de servidores, a falta de capacitação e de incentivo aos servidores, a infraestrutura do Fórum, a consulta dos processos no Projudi, a quantidade insatisfatória de juízes, a política salarial e a demora nas sentenças.



Os internautas ainda sugeriram que o trabalho seja dividido em dois turnos de quatro horas, disponibilização de máquinas fotocopiadoras e scanners nas varas, padronização dos atos processuais em todas as escrivanias, construção de rampas na entrada do Fórum, melhorias no espaço físico dos fóruns do interior, melhor atendimento ao idoso, aumento do número de mutirões carcarários e maior investimento na área de informática