Um pedido de urgência protocolado pelo deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) incluiu na pauta da sessão extraordinária marcada para esta terça-feira na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº n° 7.297/2006 – que altera o subsídio de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A votação do projeto é aguardada pela magistratura há mais de três anos, período em que a AMB vem se desdobrando em esforços para que a matéria seja apreciada.
No dia 31 de julho, em parceria com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a AMB ajuizou um mandado de injunção no Supremo, exigindo a revisão dos vencimentos dos ministros do Supremo e, por conseqüência, de toda a magistratura nos exercícios de 2007, 2008 e 2009.
Apesar da ação, a Associação não interrompeu o trabalho no Congresso Nacional, onde, semanalmente, debate com as lideranças e deputados questões de interesse da magistratura e participa de debates nas comissões da Casa.