O Instituto Innovare realiza nesta quinta-feira (15/12), às 11h, no Supremo Tribunal Federal (STF), a oitava edição do Prêmio Innovare, que revelará as práticas vencedoras em 2011 que mais contribuíram para o bem público e o aprimoramento da Justiça no Brasil. Este ano, o prêmio teve como temas "Justiça e Inclusão Social" e "Combate ao Crime Organizado" - este na Categoria Prêmio Especial.
Concorrem nesta edição 105 práticas na categoria "Juiz individual", 100 em "Advocacia", 74 em "Ministério Público", 40 em "Defensoria Pública", 25 em "Tribunal" e 27 no "Prêmio especial". Ao todo foram 371 inscrições válidas.
Os vencedores serão contemplados com R$ 50 mil, além de terem suas práticas disseminadas para outras regiões pela equipe difusora do Innovare, composta por ministros, advogados renomados, juízes, promotores de justiça e diretores do Instituto. Apenas a categoria "Tribunal" não recebe premiação em dinheiro. Na ocasião, também serão oferecidas menções honrosas em cinco categorias.
Intercâmbio - Além da premiação em dinheiro, o vencedor da categoria "Prêmio Especial" também fará um intercâmbio no exterior oferecido pelo Human Rights Institute/IBA, principal organização mundial de direito formada por mais de 45 mil advogados de todos os continentes.
No cadastro do Instituto Innovare (disponível no site www.premioinnovare.com.br), estão catalogadas mais de três mil práticas ligadas à adoção e reintegração à família, cidadania, meio ambiente, modernização do Judiciário, crescimento urbano, entre muitas outras áreas de notório interesse para a sociedade e membros do direito. "Esta participação efetiva e crescente confirma que nossa Justiça passa realmente por uma revolução silenciosa", nas palavras do professor Joaquim Falcão, um dos criadores do prêmio.
Innovare - O Instituto Innovare é uma entidade sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro, que identifica, premia e dissemina práticas que se destacam por seu ineditismo, propiciam o aumento da qualidade da prestação jurisdicional e contribuem para a modernização da Justiça brasileira.