A prática vencedora será conhecida no dia 4 de agosto, na Conferência Mundial sobre Transparência, Ética e Prestação de Contas dos Poderes Judiciários, em Brasília. Instituído em abril de 2010, durante a XV reunião da Cúpula realizada em Montevidéu, no Uruguai, o Innovare Internacional, assim como o prêmio nacional, vai laurear as boas práticas de gestão administrativa e judiciária entre as cortes que compõem a organização, respeitando critérios de eficiência, qualidade, criatividade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização.
Estarão presentes na solenidade, os diretores do Intituto Innovare Antônio Claudio Ferrreira Netto e Carlos Araújo, além do Presidente do Instituto, Marcio Thomaz Bastos, que na ocasião falará sobre a evolução do Prêmio Innovare e os avanços conquistados para a justiça brasileira. Todos os representantes da Cumbre ibero-americana também estarão presentes para a entrega do prêmio.
Nesta primeira edição, oito países apresentaram práticas: Chile, Costa Rica, Espanha, México, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. Foram inscritas práticas relacionadas à violência doméstica, à sistemas informatizados de consulta processual e gestão de serventias, e práticas para a disponibilização de atos judiciais, sentenças e jurisprudências.
A comissão julgadora do prêmio é formada por representantes das Cortes Superiores do Brasil, Espanha, Porto Rico, República Dominicana e México e da Secretaria Permanente da Cúpula Judicial Ibero-Americana. A partir de uma rica troca de experiências, o I Prêmio Innovare Internacional espera contribuir para a identificação de práticas inovadoras e para o conseqüente aperfeiçoamento das atividades da Justiça mundial, tornando o Brasil referência no assunto.