Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente da AMB abre evento internacional de Juízes

Foi aberta na noite deste domingo (15), pelo Presidente da AMB, Nelson Calandra, a Assembleia Geral Ordinária da Federação Latino-americana de Magistrados (FLAM) e do Grupo Ibero-Americano (IBA) da União Internacional de Magistrados (UIM), em Recife. O evento, que vai até a próxima quinta-feira (19), conta com a participação de Magistrados de 20 países da America Latina.


Calandra compôs a mesa principal ao lado do Presidente da FLAM, Miguel Caminos, da presidente do Grupo IBA, Maria Cristina Crespo, do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sidnei Beneti, do Presidente do TJPE, José Fernandes de Lemos, entre outras autoridades. O Presidente da AMB destacou a importância de os Magistrados lutarem pela independência do Poder Judiciário em seus países.


“Essas reuniões são fundamentais, pois primam pela defesa dos Direitos Humanos e da independência judicial em todos os países. A AMB estará sempre próxima da FLAM na defesa desses ideais”, reafirmou Calandra.


A primeira noite de Assembleia Geral teve como palestrante o diretor de Relações Internacionais da Associação, Antonio Rulli Jr. Com um painel intitulado “Jurisdição e Espaço de Integração na America Latina”, Rulli pontuou a importância de um intercâmbio constante entre os Magistrados de diversos países, que, muitas vezes, lidam com leis que deixam lacunas e que precisam ser melhor discutidas.


“Falei um pouco sobre a consciência histórica de jurisdição, uma noção de geopolítica, e a consciência histórica de liberdade. Esses espaços de integração têm uma importância grande, já que nossas decisões com base nos estatutos nos aproximam”, observou.


Já o presidente do TJPE deu as boas-vindas aos Magistrados de toda a América Latina e pediu a atenção da AMB a problemas como a falta de segurança nos fóruns e à resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que uniformiza o horário de funcionamento dos Tribunais.


Duas reuniões da FLAM são o destaque da programação desta segunda (16). Já o Grupo Ibero-americano da UIM irá se reunir nesta terça e quarta-feira. O evento está sendo realizado no Hotel Marante, na capital pernambucana.


Participaram também da abertura da Assembleia Geral da FLAM e da UIM, os vice-presidentes da AMB, Renata Gil (Direitos Humanos), Humberto Vasconcelos (Esportes), Marcos Daros (Administrativo), a diretora-tesoureira, Maria Isabel da Silva, o assessor da Presidência Luiz Rocha e o diretor-adjunto da Secretaria de Assuntos Legislativos, Marcus Onodera.



Depoimentos


“Essas reuniões são fundamentais, pois primam pela defesa dos Direitos Humanos e da independência judicial em todos os países. A AMB estará sempre próxima da FLAM na defesa desses ideais”


Nelson Calandra, Presidente da AMB



“A FLAM e a UIM são duas entidades que lutam pela independência do Poder Judiciário e dos Juízes no mundo, cada uma em sua área. Esse encontro é fundamental para que a Magistratura possa se atualizar dos problemas a serem enfrentados”


Sidnei Beneti, Ministro do STJ


“A AMB catalisa esses ideais de Justiça que aproximam todos os Magistrados do mundo. O apoio a esse evento é significativo e uma grande contribuição ao Poder Judiciário”


Antonio Rulli Jr., diretor de Relações Internacionais da AMB