O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, juiz Gilmar Luiz Coelho, comemorou a decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO),desembargador Ney Teles de Paula, que admitiu a possibilidade de o órgão convocar quase o dobro de aprovados no 55º concurso para juiz substituto, em andamento em Goiás. O concurso foi aberto para o preenchimento de 34 vagas, mas o desembargador, em entrevista à coluna Direito e Justiça de O Popular declarou que pretende convocar 61 aprovados no certame. A decisão justifica-se pelo alto déficit de juízes em atividade no Estado.
Estima-se que o déficit atual de magistrados em Goiás chegue a 90. "Com a movimentação que ocorrerá na carreira a partir da apreciação, no próximo dia 18, pela Corte Especial, dos pedidos de promoção e remoção em Goiás, permanecerão poucos juízes especialmente nas comarcas do Norte e Nordeste", destaca o presidente Gilmar Coelho. O magistrado tem feito gestão junto à administração do TJGO, sobretudo junto à Comissão de Seleção do órgão, solicitando agilidade na finalização deste concurso.
"O que esperamos é que, cumpridos os prazos legais do concurso, os magistrados aprovados possam ser logo empossados, diminuindo, assim, o alto déficit de juízes em Goiás", afirmou o presidente da ASMEGO. "Nossa expectativa é de que a posse dos novos magistrados possa ocorrer já no início do segundo semestre de 2013", acentou.
No domingo (10), os 352 candidatos aprovados na primeira fase do concurso serão submetidos à prova discursiva. Os exames serão aplicados nas Faculdades Alfa, Unidade Bueno (AvenidaMutirão nº 2.600 – abaixo da Av. T-9, Setor Bueno), entre as 13 horas e as 18 horas. Na ocasião, a ASMEGO se fará presente com uma tenda de apoio aos candidatos.