O presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, assina carta publicada no jornal O Popular de hoje (19) em que enaltece a atuação dos magistrados brasileiros. Ao comentar a atuação da juíza Milena Dias - que trabalhou no julgamento de Lindemberg Alves, acusado de matar a jovem Eloá Pimentel em Santo André -, o presidente da entidade ressaltou o valor das funções desempenhadas pelos magistrados, com especial destaque para os juízes de Goiás. Leia a íntegra da carta.
Juíza do caso Eloá
Quero aqui engrandecer o trabalho realizado pela juíza paulista Milena Dias, que presidiu, durante quatro dias, um dos julgamentos de maior repercussão no Brasil nos últimos anos e que resultou na condenação do motoboy Lindemberg Alves, acusado do assassinato da jovem Eloá Pimentel. A magistrada, mesmo tendo tido seu conhecimento colocado em xeque e sua honra atacada pela advogada de defesa do réu no decorrer do júri, conduziu o julgamento com pulso forte, demonstrando que ao juiz cabe agir conforme os preceitos constitucionais, legais e éticos.
A conduta e a postura da juíza Milena Dias bem representam a magistratura brasileira. O julgamento de Lindemberg Alves durou mais de 50 horas. Não raro, juízes trabalham muito mais de 8, 10, 12 horas por dia e também finais de semana, saindo de noite de fóruns, levando processos para casa, sem receber hora-extra ou qualquer adicional noturno. Não é diferente em Goiás, cuja magistratura conta com uma classe compromissada com a responsabilidade que lhe é atribuída. Ao destacar publicamente o trabalho realizado pela juíza Milena Dias, estendo meus cumprimentos pelo desempenho de todos os juízes goianos.
Gilmar Luiz Coelho
Presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego)