Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente da ASMEGO confirma presença em aula inaugural de pós-graduação da Esmeg





O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, confirmou presença na aula inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Área de Concentração: Direito Processual Constitucional (Tribunal de Justiça do Estado de Goiás/Universidade Federal de Goiás). O evento será realizado na próxima sexta-feira (3/8), no auditório da ASMEGO, às 19 horas.

Quem ministrará a aula inaugural é o professor Inocêncio Martires Coelho, subprocurador da República aposentado. O tema da aula será: Processo Constitucional e Ativismo Judicial: interpretação ou criação do direito. Inocêncio é doutor pela Universidade de Brasília (UnB) e atualmente integra, em caráter permanente, o corpo docente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Além disso, ele tem experiência nas áreas de Filosofia do Direito e Direito Constitucional, nas quais vem orientando dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, além de publicar livros e artigos sobre esse âmbito de conhecimento do Direito em revistas e editoras especializadas.



Alta demanda

De acordo com a coordenadora dos cursos de pós-graduação da Esmeg, juíza Maria Socorro de S. Afonso da Silva, cerca de 300 candidatos se inscreveram para as 60 vagas disponíveis. A procura foi alta e, segundo ela, a especialização foi elaborada com a finalidade de conjugar as disciplinas e promover a discussão de temas atuais inerentes ao Direito Constitucional, visto que ele é indissociável da sociedade moderna.

Duração

O curso de especialização terá duração de um ano e meio e, ao longo de 2013, serão realizados seminários com o objetivo de trazer palestrantes e expositores afetos à matéria e ligados a temas atuais para promover debates e tornar mais amplas as discussões em sala de aula. Para o segundo semestre, a Esmeg prevê a conclusão de sete módulos da especialização e a promoção de Mesas de Debates em Direito Constitucional, que já vêm sendo realizadas desde o início do ano.

Metodologia

Professora há 23 anos, Maria Socorro explica que a Esmeg aplicará neste curso a metodologia transdisciplinar. Este formato consiste na combinação de informações e métodos de ensino que ultrapassa o campo próprio de cada disciplina, levando a abordagens que excedem suas fronteiras, promovendo ao mesmo tempo a convergência, semelhança e conexão entre elas para a compreensão do mundo presente.

Corpo docente

Segundo a magistrada, a Esmeg preocupou-se em formar um corpo docente altamente especializado para ministrar o curso, composto por mestres e doutores renomados na área jurídica, a fim de contribuir com a evolução dos estudos da jurisdição constitucional. “A modernidade nos traz diferentes exigências, fazendo com que tenhamos conhecimento em todas as áreas. A parceria com a UFG não tem peso somente pelo nome que a instituição carrega, mas pelo alto nível do seu corpo docente”, ressalta a coordenadora.


Confira a grade curricular  e o cronograma das aulas referente ao ano de 2012.