O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, assinou ato ontem (28/03) designando o magistrado associado Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro (foto), juiz da comarca de Caiapônia, coordenador estadual do programa A Justiça Vai à Escola. O projeto, antes restrito àquele município, chegará agora a todas as demais comarcas do Estado de Goiás. Este ano, o magistrado instituiu o programa A Justiça Vai à Escola nas Eleições 2012, com o objetivo de trabalhar temas alusivos às eleições municipais de outubro.
O projeto A Justiça Vai à Escola cumpre a estratégia nº 1 – promover a cidadania – integrante do Planejamento Estratégico 2010/2014 do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás. Entre os objetivos do programa estão criar e reforçar valores de Cidadania, Direito e Justiça; apresentar e discutir as questões envolvendo a ética e a moral; apresentar, explicar e debater sobre o papel dos prefeitos, vereadores, juiz eleitoral, Ministério Público Eleitoral, a dinâmica de uma eleição, a importância dos partidos políticos, a compra de votos, a propaganda política; apresentar o funcionamento de uma urna eletrônica; promover a educação e incentivar a leitura e promover a imagem positiva da Justiça, entre outros.
Em 2012, o projeto pretende chegar a 2.469 alunos matriculados em 8 escolas públicas municipais e estaduais de Caiapônia. Na solenidade que marcou o início das atividades do programa neste ano, no município, o presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, anunciou a intenção de a entidade encampar o projeto, que ficaria mesmo sob a coordenação do seu idealizador, juiz Thiago Castelliano. “Este é um projeto que nos engrandece, que nos orgulha. Por meio dele, estudantes aprendem como devemos nos comportar nas eleições, conhecem o papel de cada ente neste processo. E um projeto dessa magnitude não pode e não ficará restrito a Caiapônia”, disse o presidente da ASMEGO na ocasião.
Leia mais sobre o Justiça Vai à Escola nas Eleições 2012.
Foto: Wagner Soares