O presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller Salomão, prestigiou, na manhã desta segunda-feira (21), a sessão solene de outorga do Colar do Mérito Judiciário, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A honraria foi concedida à presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz. A cerimônia também foi acompanhada pelo presidente do Conselho Deliberativo da associação, juiz Cláudio Henrique A. de Castro. A comenda foi outorgada pelo presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves.
Confira aqui o álbum de fotos.
Nascida em Anicuns e criada em Trindade, Laurita Vaz agradeceu a homenagem, que é a mais alta honraria oferecida pelo Poder Judiciário goiano. “Ser agraciada com o Colar do Mérito enche-me de especial orgulho, porque o gesto parte do egrégio Tribunal de Justiça do meu Estado, onde nasci, cresci, estudei e trabalhei”, comentou.
Para o presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, o momento representa um marco, pois além de goiana, a magistrada é a primeira a ocupar o cargo de presidente do STJ. "É uma honra fazer parte deste momento de reconhecimento a ministra Laurita Vaz. O Poder Judiciário está muito bem representado", destacou.
Presidente da ASMEGO, juiz Wilton Müller Salomão; a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz; e o presidente do Conselho Deliberativo da associação, Cláudio Castro
Na solenidade, o presidente do TJGO, Leobino Valente Chaves, destacou que a ministra foi também a primeira procuradora de Justiça a integrar o quadro de ministros do referido órgão. “(A homenagem) faz jus, acima de tudo, à magnitude de sua brilhante carreira na magistratura, além de representar o reconhecimento do Judiciário goiano ao seu desempenho como ministra”.
Ainda em discurso, o desembargador Leobino Valente Chaves frisou que Laurita Vaz tem pensamento moderno “e defende a necessidade de instituir filtros procedimentais para as questões a serem deduzidas nos recursos para o STJ”, além de ser “moderada e cautelosa e primar por acompanhar a jurisprudência”, ao entender a necessidade da fundamentação para a segurança processual.
Participaram também da solenidade o corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho; o vice-presidente do TJGO, desembargador João Waldeck Félix de Sousa; o governador do Estado, Marconi Perillo; os ministros do STJ Og Fernandes e Herman Benjamin, o ministro aposentado do STJ Castro Filho, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Arantes; o procurador-geral de Justiça, Lauro Machado; o vice-governador do Estado, José Éliton Figueredo Júnior; o prefeito de Trindade, Jânio Darrot; o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz; o diretor do foro de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás, Lúcio Flávio Paiva; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Wilton Müller Salomão, entre outras autoridades.
Fonte: Lilian Cury / Fotos: Aline Caetano e Wagner Soares - Centro de Comunicação Social (com edição da Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação)