Evento reúne diretores de escolas estaduais da magistratura de todo o País; em pauta, os métodos de ensino na formação de magistrados
O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, prestigiou, nesta quinta-feira (7), a solenidade de abertura do 39° Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), que ocorre em Rio Quente, na Região Sul do Estado.
Gilmar Coelho afirmou, na cerimônia, que a entidade não mede esforços para apoiar eventos como os do Copedem, "que têm como finalidade a construção de uma prestação jurisdicional célere e efetiva".
Presidido pelo desembargador Antônio Rulli, o Copedem é integrado também pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg). A unidade de ensino atua como colaboradora no Encontro de Rio Quente.
Mudança de paradigma
Professora Acácia Zeneida Kuenzer
"O ponto de partida na escola judicial é o desenvolvimento de competências e não o conhecimento." Foi o que destacou a professora Acácia Zeneida Kuenzer ao abrir os trabalhos no Encontro do Copedem.
A palestrante, que é consultora em Educação e Trabalho, discorreu sobre o tema Efetivação da capacitação judiciária: caminhos críticos. Acácia Zeneida propôs uma mudança de paradigma nos métodos educacionais adotados nessas instituições.
Para tanto, a professora indicou formação de grupos focais e de pesquisa entre os magistrados, com vistas à discussão de matérias de competência dos juristas. Veja como foi a palestra de Acácia Zeneida.
Participam do Encontro do Copedem diretores de escolas estaduais da magistratura de todo o Brasil. Acompanham a programação, também, o diretor titular de Comunicação da ASMEGO, juiz André Reis Lacerda, e a diretora adjunta da pasta, juíza Aline Vieira Tomás.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO - Fotos: João Caputti