Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente da ASMEGO prestigia amanhã posse da nova presidência do TJ-GO

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, e diretores da instituição acompanham amanhã (06/03) a posse dos desembargadores Leobino Valente Chaves e Rogério Arédio Ferreira nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), respectivamente. A sessão solene de posse dos novos dirigentes do Judiciário Goiano está marcada para as 15 horas no Plenário da Corte Especial. Hoje, às 19 horas, o bispo emérito de Uruaçu, dom José Silva Chaves – irmão do futuro presidente do TJ-GO – realiza ato religioso na Paróquia São João Bosco, no Setor Oeste, em Goiânia, como parte da programação de transmissão do cargo.


Gilmar Luiz Coelho diz esperar que o novo presidente possa impulsionar programas em curso no Judiciário Goiano, como o Justiça Ativa, Justiça Móvel e Banca Permanente de Conciliação, bem como revitalizar o Programa Justiça Itinerante, em que são realizados diversos serviços de interesse da comunidade. O presidente da ASMEGO reforça que a entidade estará ao lado do novo presidente para melhorar ainda mais a prestação jurisdicional no Estado de Goiás.


Os magistrados, eleitos em 30 de novembro do ano passado pelo Tribunal Pleno, permanecerão à frente do Tribunal de Justiça até 1º de fevereiro de 2013. O desembargador é atualmente vice-presidente do TJ-GO e ocupará o cargo com a aposentadoria compulsória do desembargador Vítor Barboza Lenza, que completa 70 anos na data de amanhã. O desembargador ocupou a presidência do órgão por 13 meses.


Natural do município de São Domingos, Leobino Valente Chaves (foto) chega à presidência do Tribunal goiano após 32 anos dedicados à magistratura. Anteriormente, atuou nas comarcas de Anápolis, Arraias, Piracanjuba, Porto Nacional e Goiânia e na capital foi juiz auxiliar e substituto de 3ª entrância, além de titular da 1ª Vara Cível. Exerceu a função de então juiz-corregedor (cargo atualmente denominado juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás) de 1º de fevereiro de 1999 a 31 de janeiro de 2001. No TJ-GO, Leobino assumiu o cargo de desembargador em 30 de março de 2001, com assento na 1ª Câmara Cível. Fez parte ainda das Comissões de Distribuição e Coordenação e de Regimento e Organização, assumindo, em várias oportunidades, a presidência da 1ª Câmara Cível.


De 2007 a 2008, foi presidente da 1ª Seção Cível e, até o momento, ocupava o cargo de vice-presidente do TJ-GO. Também foi juiz eleitoral nos anos de 2009 e 2010 e esteve à frente da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). O próximo presidente do TJ-GO compôs também a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) como suplente e integrou o Conselho de Política de Investimentos. Ele é casado com Odete Aprígio Chaves, com quem teve três filhos: Leonardo Aprígio Chaves, juiz da comarca de Aparecida de Goiânia, Rodrigo Aprígio Chaves, procurador federal, e Marcus Aprígio Chaves, advogado militante.


Já Rogério Arédio Ferreira (foto) é natural de Goiânia. Ingressou na magistratura goiana em 1970 e respondeu pelas comarcas de Planaltina, Mineiros, Catalão e Itumbiara. Por diversas vezes, acumulou a função ao atuar nas comarcas de Formosa, Posse, Alvorada do Norte, Cavalcante, Ipameri, Goiandira e Cumari. Em 2001, foi nomeado desembargador do TJ-GO. É autor de diversas publicações no âmbito jurídico e literário, como Luiz do Couto – O poeta das letras jurídicas, O juiz e a binga: crônicas e estórias e Recortes de Itumbiara, entre outros. Também é membro da 3ª Câmara Cível e da 1ª Seção Cível do TJ-GO, integrante do Órgão Especial e da Comissão de Jurisprudência e Documentação. Em maio do ano passado, assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), cargo que abriu mão para se tornar vice-presidente do TJGO.