O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, e o presidente da Comissão Permanente de Segurança do TJGO, desembargador Leandro Crispim, foram agraciados na manhã desta quarta-feira (5/9), no plenário da Corte do Tribunal, com a Espada Imperial, um reconhecimento da Polícia Militar aos relevantes serviços prestados pelo Poder Judiciário àquela instituição goiana. Esta é a maior honraria de um oficial militar. O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, marcou presença no evento.
O presidente agradeceu a homenagem e disse que, “evidentemente, esta Espada ora recebida não terá a função para luta física ou utilidade pessoal mas, antes e somente, simbolizará a luta do bem, pelo bem daqueles que buscam na Justiça defesa e proteção”. Também presente à solenidade, o comandante-geral da PM, coronel Edson Costa Araújo, destacou que é uma simples honraria, mas que tem grande significado. “Para nós, a espada representa a honra, a dignidade e a moralidade do oficial. E o Poder Judiciário é uma instituição que tem todas essas caraterísticas”, enfatizou.
Segundo o assessor militar do TJGO, tenente-coronel Giovanni Valente Bonfim Júnior, a espada também é símbolo da Justiça, pois a Deusa Themis (Justiça) segura a balança em uma das mãos, em que pesa o Direito, e na outra a espada, para se fazer obedecer. “A Espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Honra e força, caraterísticas irmãs na magistratura e no oficialato, nenhum símbolo une tanto as casas da Justiça e da segurança quanto a espada”, explicou.