Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente da ASMEGO prestigia juíza que receberá Título de Cidadã Goianiense


O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO)juiz Gilmar Luiz Coelho, prestigiará, na próxima segunda-feira (19), a juíza aposentada Maria Aparecida de Siqueira Garcia, que vai receber Título Honorífico de Cidadã Goianiense. O evento será realizado a partir das 20 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores.


A vereadora Célia Valadão vai entregar a honraria à magistrada, que compõe o Conselho Deliberativo da ASMEGO. A parlamentar concretizou o projeto de Decreto Legislativo n° 67, de 14 de dezembro de 2010, proposto pelo então vereador Fábio Tokarski.


O Legislativo municipal reconhece que Maria Aparecida é parte importante da história de Goiás. Conforme ressalta Célia Valadão, a magistrada integra a classe feminista que se destacou no contexto profissional, exercendo suas atividades na magistratura e desafiando as contradições de um período extremamente machista. À época, ressalta a vereadora, o espaço profissional da mulher era limitado, principalmente no exercício de funções no Judiciário.


Carreira


Maria Aparecida iniciou sua carreira na magistratura em 1976, quando foi designada para Goianira, onde atuou por 14 anos. Em seguida, passou por Palmeiras de Goiás, antes de chegar a Goiânia, no início da década de 1990, como titular da vara cível.


Apesar de ser civilista, a magistrada atuou, ainda, em temporadas de júris populares, atendendo à recomendação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), e juíza-corregedora. Além da vasta experiência no Judiciário goiano, ela também já ocupou postos de diretoria na ASMEGO.