O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, prestigiou na tarde desta segunda-feira (11) a posse de Lauro Machado Nogueira no cargo de procurador-geral de Justiça. Lauro foi empossado perante o Colégio de Procuradores de Justiça de Goiás em concorrida solenidade realizada no auditório do Ministério Público de Goiás (MP-GO). O desembargador Ney Teles de Paula, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), também marcou presença no evento.
Lauro Machado Nogueira foi o candidato mais votado na eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça, realizada em 18 de fevereiro, conquistando 173 votos dos membros do MP. Na sequência, ele foi nomeado para o cargo pelo governador, a quem cabe a designação do chefe do Ministério Público. Em seu discurso de posse, defendeu o fortalecimento da instituição.
Currículo
Natural de Goiânia, o novo procurador-geral cursou Direito na Universidade Federal de Goiás, concluindo o curso em 1993. Ingressou no MP-GO naquele mesmo ano, passando pelas comarcas de Estrela do Norte, Varjão, Mara Rosa e Trindade até chegar em 2000 a Goiânia, onde passou inicialmente por promotoria com atuação no Tribunal do Júri, assumindo, depois, a 41ª Promotoria de Justiça, com atribuição para crimes punidos com reclusão.
Atuou como promotor corregedor no biênio 2001-2002. Também foi coordenador das Promotorias Eleitorais da capital no período de 2003 a 2005. Presidiu a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) por dois mandatos consecutivos (de 2008 a 2012), tendo também ocupado a vice-presidência da Associação Nacional dos Membros do MP (Conamp) de 2010 a 2012. No último ano, foi chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.
Compuseram a mesa de autoridades da sessão solene de posse do novo procurador o vice-governador, José Eliton; o deputado Helder Valin, presidente da Assembleia Legislativa; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ney Teles de Paula; o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña; o procurador-chefe da Procuradoria da República em Goiás, Alexandre Moreira Tavares dos Santos; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Elza Cândida da Silveira; o diretor do Foro da Justiça Federal em Goiás, juiz Mark Yshida Brandão; o procurador-geral do Município de Goiânia, Carlos de Freitas; o presidente da Câmara Municipal, vereador Clécio Alves, e o diretor da Santa Casa de Misericórdia, padre Everson, que representou o arcebispo metropolitano de Goiânia, d. Washington Cruz.
[fotos]