Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente da ASMEGO prestigia posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça de Goiás neste domingo, 1º de fevereiro

posse-tjgo


Na solenidade serão empossados como presidente, vice e corregedor-geral de Justiça, respectivamente, os  desembargadores Leobino Valente Chaves, João Waldeck Félix de Sousa e Gilberto Marques Filho


A sessão solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás para o biênio 2015/2017 ocorrerá neste domingo, dia 1º de fevereiro, às 11 horas, no Plenário do TJGO, em Goiânia (GO). Eleito em novembro de 2014, o desembargador Leobino Valente Chaves assumirá a presidência do Tribunal – no lugar do atual presidente, desembargador Ney Teles de Paula —, enquanto os desembargadores João Waldeck Félix de Sousa e Gilberto Marques Filho serão empossados como vice-presidente e corregedor-geral de Justiça, respectivamente. A posse vai ser transmitida, ao vivo, pelo site do TJGO (www.tjgo.jus.br).


Antes da solenidade de posse será realizada, às 10 horas, no auditório do TJGO,  missa em ação de graças, que será ministrada pelo Bispo Emérito de Uruaçu, Dom José Silva Chaves. Diversas autoridades foram convidadas e deverão participar das solenidades. O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, prestigiará os eventos.


TJGO
Atualmente, 36 desembargadores e 332 juízes, além de servidores, estagiários e profissionais terceirizados atuam na sede do TJGO e em 129 comarcas instaladas em Goiás. O Tribunal é responsável também pelo desenvolvimento de projetos e ações como Justiça Ativa, Justiça Educacional, Justiça Móvel de Trânsito, Programa Pai Presente, Projeto Acelerar, Justiça Terapêutica, Semana Nacional de Conciliação, Mutirão Carcerário e Mutirão do Júri.


Destaque entre os Tribunais de Justiça do País em relação ao índice de produtividade da Meta 1 –  comprovado no Relatório Justiça em Números 2014 divulgado em setembro do ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça - o TJGO também é referência na Meta 3 do CNJ, que estabelece aos poderes judiciários estaduais a aplicação de parâmetros objetivos de distribuição da força de trabalho, vinculados à demanda de processos, com garantia de estrutura mínima das unidades da área-fim.


Leobino-Valente-ChavesPerfis
Natural de São Domingos (GO), Leobino Valente Chaves formou-se em Direito em 1975 e atua na magistratura há quase 35 anos, tendo passado pelas comarcas de Anápolis, Arraias, Piracanjuba e Porto Nacional (quando o município fazia parte de Goiás). Em 1989, recebeu moção de elogio pelo Conselho Superior da Magistratura e no ano de 1991 foi promovido para o cargo de 2º juiz da 1ª Vara Cível da comarca de Goiânia. Atuou por um biênio na 2ª Corte Recursal dos Juizados Especiais e também no cargo de juiz eleitoral, tanto no interior quanto na capital.


Em 2001, o magistrado foi nomeado para o cargo de desembargador do TJGO pelo critério de merecimento, tendo ainda atuado como substituto do corregedor-geral de Justiça. No ano de 2011, tomou posse como vice-presidente do tribunal, assumindo a presidência para o período de março de 2012 a janeiro de 2013 (mandato 'tampão'). O desembargador recebeu diversas homenagens como medalhas da ordem do mérito e títulos de cidadania.


desembargador-joao-waldeckVice-presidente eleito
Formado em Direito no ano de 1972, em Anápolis, João Waldeck Félix de Sousa é natural de Goiânia, mas passou sua infância, adolescência e parte da vida adulta em Itaberaí. Antes de iniciar na magistratura, há quase 36 anos, trabalhou como serventuário da Justiça na comarca de Itaberaí e no Cartório de Tabelionato de Notas e Registro de Imóveis da cidade. Em 1978 – ano de ingresso na magistratura -, ocupou o cargo de juiz substituto nas comarcas de Goiânia, Luziânia e Mossâmedes.


Em 1979, foi nomeado juiz na comarca de Corumbá de Goiás, onde permaneceu até maio de 1982, tendo sido, então, promovido por merecimento para a comarca de São Luís de Montes Belos. Já em 1983, passou a atuar na comarca de Jaraguá e, em 1987, foi removido para a capital, exercendo a função na 7ª Vara Cível. Em todas as comarcas em que exerceu a jurisdição, também foi juiz eleitoral. Foi nomeado para o cargo de desembargador em abril de 2002.


desembargador-gilberto-marques1Corregedor-geral de Justiça eleito
Nascido em Buriti Alegre, Gilberto Marques Filho formou-se em Direito, em 1974, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iniciou a carreira na magistratura, em 1976, na comarca de Ivolândia, sendo que no mesmo ano passou a atuar em Guapó. Em 1983, assumiu como juiz titular na comarca de Trindade.


No ano de 1987, atuou no Juizado da Infância e Juventude, no 1º Juizado Especial Cível e na Vara de Assistência Judiciária em Goiânia, enquanto em 2001 assumiu a diretoria do foro da comarca da capital. Tornou-se desembargador em março de 2002. No ano de 2011, foi eleito para integrar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) como vice-presidente e corregedor regional eleitoral, assumindo a presidência em 2012.


Solenidade de posse dos novos dirigentes do TJGO para o biênio 2015/2017
Data: 1º de fevereiro de 2015 (domingo)
Horários: Missa – 10 horas, no auditório do TJGO
Posse – 11 horas, no plenário do Tribunal


Fonte: Centro de Comunicação Social (com informações da Assessoria de Comunicação da ASMEGO)