Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente da ASMEGO ressalta luta da magistratura no 3ª Encontro de Integração de Diretores de Foro

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, participou nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, da solenidade de abertura do 3ª Encontro de Intregração de Diretores de Foro do Estado de Goiás, em Pirenópolis. O evento é promovido pela Diretoria Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e tem com tema central "Que líder eu gostaria de ser ou de ter?".


Ao lado do presidente do TJGO, Vítor Lenza Barboza, Gilmar Luiz Coelho aproveitou a oportunidade para enaltecer a realização do encontro. "Gostaria primeiramente de parabenizar o TJGO por esta nobre iniciativa. Meus cumprimento a todos os colegas da ASMEGO, ESMEG e servidores do TJGO. Eventos como esse são uma oportunidade ímpar, pois estimulam a gestão e liderança dos juízes em suas comarcas."


Em sua fala, o presidente da ASMEGO explicou que a magistratura é muito cobrada e ao mesmo tempo sofre com os gargalos e trâmites burocráticos que muitas vezes retardam decisões e medidas importantes que beneficiariam diretamente a população. "O próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconheceu após recente polêmica dos limites de sua autonomia, que a magistratura se apresenta como uma liderança diante do cumprimento de suas metas. Este merecido reconhecimento nos encoraja para o exercício diário de nossas funções".


Além de juízes e desembargadores, a mesa de autoridades foi composta também pelo deputado federal, Vilmar Rocha (PSD) e pela diretora de Recursos Humanos do TJGO, Márcia Faiad. O evento tem como objetivo promover a integração dos juízes gestores das comarcas, e provocar nos participantes uma reflexão acerca das questões relacionadas à administração no âmbito do Poder Judiciário.


Gilmar Luiz Coelho foi muito aplaudido durante seu discurso, no momento em que defendeu as prerrogativas da magistratura. "Em minha gestão vou adotar uma postura incisiva e firme para cobrar a simetria entre a magistratura e o Ministério Público (MP), nos termos do que já decidiu o CNJ. A magistratura passa por um momento difícil e, como presidente da ASMEGO, não posso me eximir dessa luta. Inclusive a nova diretoria já teve uma reunião e daremos continuidade as reivindicações da classe iniciadas com o colega Átila na gestão passada, já protocoladas e reiteradas na presidência do TJGO", destacou o presidente da ASMEGO.


Formação


Nesta sexta-feira, 03 de fevereiro, os magistrados participam de um curso que tem como objetivo prestar uma orientação para que os juízes possam assumir e gerir de forma adequada o cargo de Diretorias de Foro." Isso é muito importante, pois irá impactar diretamente na prestação e melhoria dos serviços jurisdicionais prestados nas Comarcas do interior, já que o magistrado tem uma formação jurídica e geralmente não apresenta domínio da gestão pública", ressaltou Márcia Faiad.