Teve início na manhã desta sexta-feira (4) o curso de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, ministrado pela Escola Superior de Magistratura (Esmeg) aos 38 juízes empossados no início de janeiro. A aula inaugural foi ministrada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Vítor Barboza Lenza, que deu as boas-vindas aos novos magistrados.
A aula de Vítor Lenza foi voltada às formas alternativas de solução de conflitos, como cortes arbitrais e juizados especiais. Lenza tem domínio do assunto, já que foi precursor dos métodos no Estado. Cada juiz recebeu um exemplar do livro Magistratura Ativa, de autoria do desembargador-presidente, que, segundo ele, traz orientações a respeito da magistratura “que não são encontradas em livros jurídicos”. “O livro foi editado há 10 anos e é uma espécie de manual para novos juízes. Aborda questões com as quais nos deparamos somente no exercício da função judicante e que nos exige experiência além do conhecimento formal para lidar”, explicou Vítor Lenza.
O diretor da Esmeg e juiz substituto de 2° grau, José Carlos de Oliveira, acompanhou a aula inaugural e ressaltou a importância de os novos juízes passarem pelo curso de formação. “O curso não serve para requentar conhecimentos jurídicos, mas repassar conceitos de humanismo, sociologia, informática e qualidade de atendimento”, disse. Também estiveram presentes o juiz-auxiliar da presidência, Aureliano Albuquerque Amorim, e o diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos.