Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente do TJGO abre Mutirão do DPVAT, que segue até quinta-feira na Asmego

O presidente do TJGO, desembargador Vítor Barboza Lenza, abriu na manhã desta segunda-feira (6) mais uma edição do Mutirão de Conciliação para processos envolvendo o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Com 3.753 audiências agendadas, o presidente do TJ espera que haja acordo em pelo menos 3 mil. Os trabalhos, que envolvem cerca de 300 pessoas, seguem até quinta-feira (9), na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), sempre das 8h às 18h.


Durante os quatro dias, 12 médicos e mais de 180 conciliadores estarão disponíveis em 47 bancas para atender todas as pessoas que receberam intimação. Somente as partes que tiveram a audiência agendada previamente serão atendidas durante o mutirão. Para Lenza, o evento é mais uma oportunidade de disseminar a cultura de conciliação e seus benefícios. “Queremos mostrar para a população que o acordo é sempre o melhor caminho para a solução dos conflitos de maneira mais rápida”, destacou. O presidente lembrou o modelo de conciliação adota na China, onde existem cortes de conciliação em cada quarteirão, para impedir que questões de fácil resolução cheguem à Justiça.


Coordenador-geral do Movimento pela Conciliação do TJGO, o juiz Fernando Ribeiro Montefusco diz que, com base em edições anteriores, a expectativa é de que sejam realizados entre 60% e 80% de acordos, do total de audiências agendadas. “É claro que esperamos que esta edição alcance 80% de acordos. Acreditamos que escolhemos a ferramenta certa para diminuir a morosidade que enfrentamos, por conta da grande quantidade de processos que recebemos diariamente”, defendeu. Também participam do mutirão a Associação Brasileira dos Advogados da Área Securitária (ABAAS) e a Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT S/A.