Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente do TJGO afirma que esforço de magistrados e servidores garante destaque nacional à Justiça goiana

Em solenidade realizada na manhã dessa quinta-feira (15), em Itaberaí, para instalação do Juizado Especial Cível e Criminal na comarca, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, afirmou que Goiás é o terceiro Estado do País no alcance da Meta 2, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e classificou os juízes goianos como “tropa de elite” do Judiciário brasileiro. “No Brasil é difícil encontrar juízes de nível tão alto quanto os nossos. Graças ao esforço e empenho desses magistrados inteligentes, responsáveis, trabalhadores e sobretudo, independentes, e dos serventuários da Justiça goiana ocupamos um lugar de destaque no cenário nacional, especialmente no cumprimento da Meta 2, que visa dar celeridade aos processos que necessitavam de julgamento rápido”, destacou, mencionando que recentemente o Judiciário goiano foi elogiado pelo ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como um dos “melhores e mais competentes” do Brasil.


Durante o evento, Paulo Teles, atendendo à solicitação do desembargador João Waldeck Felix de Sousa, da 3ª Câmara Cível do TJGO e natural de Itaberaí, assegurou que até o fim da sua gestão a comarca ganhará outra vara. “Ainda na minha administração o projeto para instalação de uma outra vara será remetido à Assembleia Legislativa”, garantiu. A atuação do juizado, de acordo com ele, será de suma importância para a população, uma vez que se dará de forma simples, rápida e desburocratizada. “Infelizmente a burocracia não acompanha o progresso e retarda a prestação jurisdicional. Mas a partir de agora a população de Itaberaí passa a contar com uma Justiça mais digna e que atenderá aos seus clamores”, frisou. Ao relembrar a trajetória de Benedito Felix de Sousa, pai do desembargador João Waldeck e ex-serventuário da comarca, Paulo Teles elogiou o trabalho e lembrou que o nome do edifício do atual fórum da comarca leva seu nome como forma de homenagem. “Até mesmo a telefonia foi trazida a essa cidade por esse homem valoroso, ímpar, voltado para a família e o excelente desempenho das suas funções no âmbito jurídico. É o Judiciário que deve se sentir honrado em ter esse ser humano e profissional ilustre sem seu quadro”, enalteceu.


Em seu discurso, o juiz Ernani Veloso de Oliveira Lino, diretor do Foro de Itaberaí, acentuou que a instalação do juizado é uma forma eficaz de combate o “câncer do Judiciário” que é a morosidade e elogiou a administração arrojada e participativa de Paulo Teles, citando o mutirão de audiências na Praça Cívica de Goiânia, promovido pelo Tribunal goiano. “Paulo Teles é uma figura rara no mundo atual pelo seu dinamismo, fino trato e responsabilidade. É a pessoa dos tempos modernos, o homem que tem trânsito livre em todos os locais, o carro chefe da nova caminhada do Judiciário. O excelente modelo do mutirão na praça, que todos devemos seguir, é uma prova inequívoca de que o judiciário transpôs as portas dos gabinetes e passou a sentir de perto os problemas da sociedade”, engrandeceu.


Outros pontos ressaltados pelo magistrado foram o alcance da Meta 2 e o lançamento do Programa Atualizar. “As duas etapas contribuirão para que o Judiciário solidifique o processo democrático. O programa Atualizar, por exemplo, que visa padronizar os procedimentos das escrivanias para atender os advogados e a comunidade de forma célere, conforme orientação do CNJ, mostrar a cara de um novo Judiciário no cenário nacional. Apesar do investimento total ser de R$ 5 milhões, são gatos por processo apenas R$ 3,16”, avaliou.


De volta às raízes

Muito emocionado, o desembargador João Waldeck Felix de Sousa, que foi homenageado com uma placa de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados à sociedade local, disse que apesar de ter deixado Itaberaí há 32 anos nunca conseguiu cortar o “cordão umbilical”. “Dizem que santo de casa não faz milagre, mas hoje provamos que se princípio foi quebrado”, destacou. Embora não atue na comarca, o desembargador garantiu que nunca deixou de lutar pela melhoria na estrutura judiciária da cidade. Ele apontou como objetivos a serem alcançados a criação de mais uma vara e a instalação do prédio da Justiça eleitoral. “Continuarei lutando em prol de Itaberaí e já entrei em contato com o TRE para que o processo seja agilizado. Todo progresso acarreta problemas sociais e portanto temos que voltar nossos olhos para as prioridades da comunidade”, enfatizou.


Já o presidente da subseção da OAB local, Jean Carlo dos Santos, parabenizou Paulo Teles e Ernani Veloso pela instalação do juizado e disse que a classe dos advogados está realizada com a iniciativa. “Estamos lidando com pessoas sensíveis e humanas e só temos a ganhar. Fica aqui nossa gratidão por esse juizado que atenderá os anseios da nossa população. Em breve poderemos contar também com mais um juiz, o que contribuirá efetivamente para a melhora dos serviço jurisdicionais”, observou. Na opinião do prefeito municipal Benedito Caetano de Araújo, o juizado dará “cores vivas” a solução dos litígios e do apaziguamento social. “Temos hoje uma gestão moderna e descentralizadora com Paulo Teles á frente do Tribunal goiano. E tenho convicção de que esse juizado é uma forma alternativa e eficaz de desafogar a alta demanda processual, além de contribuir com a paz social”, asseverou.


Participaram da solenidade Maria do Socorro Ribeiro Teles, presidente da Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ), desembargador Norival de Castro Santomé, juízes Paulo César Alves das Neves, que atuou na comarca e também foi homenageado com a placa de honra ao mérito, e Liciomar Fernandes, de Mozarlândia; além de Maria Elizete Fayad, ouvidora-geral da Justiça, promotora Luciene Maria Silva Oliveira, de Itaberaí, Geraldo Dorneles do Amaral, presidente da Câmara Municipal local, Hélio Caldas Pinheiro, presidente do Conselho da Comunidade, entre outras autoridades regionais. O juizado foi criado conforme a Lei 12.832, de 15 de janeiro de 1996.


Na sequência, Paulo Teles, Dona Socorro, Norival Santomé, João Waldeck e Ernani Veloso foram agraciados com o título de cidadão itaberino, em razão dos relevantes serviços prestados à comunidade. Na ocasião, o presidente do TJ falou um pouco sobre a história da cidade e disse se sentir honrado com a homenagem. “Muitas vezes na correria do dia a dia não paramos para avaliar o quanto existem pessoas que gostam e se preocupam conosco, sem que percebamos. Esse título é uma forma generosa de expressar esse sentimento. Me sinto muito feliz e extremamente honrado”, afirmou. No final da tarde, Paulo Teles e Dona Socorro, acompanhados do presidente da empresa Super Frango, José Garroti, fizeram uma visita ao local para conhecer o funcionamento da fábrica.


Texto: Myrelle Motta