Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente do TJGO concede entrevista à Agenda Judiciária e TV Justiça

Abordando temas de natureza diversa, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Vítor Barboza Lenza, concedeu entrevista especial nesta quinta-feria (17) ao Programa Agenda Judiciária, coordenado pelo Centro de Comunicação Social do TJGO. Veiculado todos os sábados, às 8h30, pela Televisão Brasil Central (TBC), nas terças-feiras, às 7h30, pela TV Fonte da Vida e em vários horários na TV Assembleia, o noticiário abrange matérias atuais acerca das ações e projetos desenvolvidos pelo Judiciário goiano.


Nesta sexta-feira (20), Lenza será o entrevistado do Programa Justiça em Foco da TV Justiça, do Supremo Tribunal Federal (STF). O programa abrirá uma rodada de entrevistas sobre os Tribunais de Justiça de todos os estados brasileiros e nessa edição mostrará um pouco da história do Poder Judiciário de Goiás.


A série é composta de 27 programas semanais, com 30 minutos de duração. A finalidade é oportunizar aos telespectadores uma imersão nos Tribunais de Justiça do País. A entrevista será dividida em três blocos: trajetória do presidente do tribunal (desafios da carreira, como lidar com problemas do dia-a-dia, a responsabilidade de se fazer Justiça); recapitulação das principais características geográficas, econômicas e sociais do Estado, assim como parte da história do Judiciário goiano; e casos de repercussão da Justiça goiana.


O Tribunal goiano completou 137 anos em 1º de maio deste ano e possui uma rica história de prestação de serviço à população. Os trabalhos jurídicos trilharam um longo caminho desde a sua fundação, passando por readequações e reaparelhamentos, incorporando avanços tecnológicos e modernizando as práticas forenses para, atualmente, ofertar aos jurisdicionados um atendimento mais célere e digno. O primeiro presidente eleito foi o desembargador Francisco Manoel Paraíso Cavalcante, empossado em maio de 1890. Com a transferência da capital para Goiânia em 1937, o tribunal foi instalado no prédio ao lado do Palácio das Esmeraldas pelo desembargador Antônio Perillo.


O ano de 1980 trouxe a modernização dos procedimentos com o início da informatização e a construção dos dois edifícios da Avenida Assis Chateaubriand, sedes do Tribunal de Justiça e do fórum. A atual Casa da Justiça foi inaugurada em 27 de junho de 1986, na gestão do então presidente desembargador Geraldo Crispim Borges. O prédio ganhou o nome do desembargador Clenon de Barros Loyola, presidente no biênio 1969/1971.