Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente do TJGO convoca juízes para curso de conciliação

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, convocou todos os juízes do Estado para participar do Curso Avançado de Conciliação para Magistrados, que será realizado nos dias 29 e 30 (quarta e quinta-feira), no auditório. As exposições serão feitas pelos juízes André Gomma de Azevedo, da Bahia, e Roberto Bacelar, do Paraná, ambos capacitadores designados pelo Ministério da Justiça e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


“Nesse curso, os magistrados goianos conhecerão melhor o Movimento pela Conciliação e aprenderão técnicas de autocomposição. Além disso, eles aprenderão como capacitar novos conciliadores e, com isso, a multiplicar sua capacidade de trabalho”, disse a coordenadora do Movimento pela Conciliação do Poder Judiciário goiano, juíza Doracy Lamar Rosa da Silva Andrade.


No dia 29, às 19 horas, Paulo Teles fará a abertura do evento, que prevê atividades entre 8 e 18 horas do dia 30 (veja programação completa abaixo). A programação inclui apresentação de métodos autocompositivos de resolução de disputas, processo de mediação e teorias sobre conflito e jogos. A organização do evento conta com a participação do diretor do Foro de Goiânia, Carlos Elias da Silva, que ciceronianizará os colegas juízes.


Acreúna

Doraci Lamar informou também que na comarca de Acreúna, o juiz André Reis Lacerda promove hoje e amanhã (22 e 23) um mutirão para realizar 140 audiências de conciliação, a maioria delas relacionada ao direito previdenciário. A Procuradoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é parceira da ação e enviou procuradores para colaborar com o mutirão. Segundo ela, o presidente do TJGO vai visitar a comarca amanhã para conhecer os resultados da atividade. Já nos dias 4 e 5 de maio, todas as varas cíveis da comarca de Goiânia unirão esforços para realizar audiências de conciliação em ações que o Banco Itaú é parte. A ação envolve inclusive alguns processos que já estão em nível de recurso.