Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente do TJGO destina recurso para interior

Os R$ 72 milhões previstos para a construção de um fórum cível em Goiânia serão destinados a obras em comarcas do interior. O anúncio foi feito hoje (24) pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, em encontro com juízes, advogados, políticos e representantes do Ministério Público de Trindade. “Isso demonstra nossa grande preocupação com o bem-estar dos juízes”, afirmou Paulo Teles, ao receber da comitiva a reivindicação para ampliação da comarca com a criação de quatro novas varas, duas criminais e duas cíveis, e o provimento juízes substitutos e servidores.


Segundo o coordenador de Obras do TJGO, Antônio Nery da Silva, que também participou da reunião, até o final do semestre deve ser finalizado o projeto de expansão do Fórum de Trindade que, segundo ele, por falta de recursos, foi construído num tamanho menor que o ideal para a comarca. “O presidente já pediu prioridade para a construção do anexo. Já foi feito um estudo e o projeto de ampliação de quatro novas varas já está sendo desenvolvido de maneira a aproveitar a estrutura existente”, informou Nery.


Quanto aos pedidos para ampliar o quadro de funcionários e para o provimento de um juiz substituto, o presidente disse que vai estudar a possibilidade, mas adiantou que “não vê dificuldade em atender pelo menos parte delas.” Segundo o diretor do Foro de Trindade, Cláudio Henrique Araújo de Castro, a comarca possui apenas 2 escreventes, quando pela lei deveriam ser 17. Além disso, apenas 4 oficiais de justiça atendem na comarca, responsável por uma população maior que a de Itumbiara, que, por sua vez, conta com 11 serventuários.