Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente do TJGO faz balanço sobre 100 dias de administração e apresenta maquete do novo Fórum Cível de Goiânia

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Vítor Barboza Lenza, fará um balanço dos primeiros 100 dias de administração durante café da manhã oferecido à imprensa e autoridades nesta terça-feira (10), às 8h30, no salão nobre do Plenário do Tribunal. Na ocasião, serão apresentados também o Plano Estratégico do Poder Judiciário para o biênio 2011/2013 e a maquete eletrônica do novo Fórum Cível de Goiânia. O período inicial da gestão foi voltado para o planejamento das diretrizes necessárias à elaboração e lançamento de novos projetos como a criação das novas varas criminais no Entorno de Brasília, continuidade das obras e reformas das novas sedes da Justiça em todo o Estado, reformulação da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CCJGO) e ampliação do programa Começar de Novo.



Composto de 18 metas, distribuídas em três perspectivas (sociedade, procedimentos internos e recursos) e seis temas estratégicos (atuação institucional e responsabilidade social e ambiental, eficiência operacional, gestão de pessoas, infraestrutura e tecnologia e orçamento), o plano estratégico deste biênio, bem como os dois anteriores, foi desenvolvido com base na metodologia do Balanced Sorecard, que dispõe sobre o planejamento adequado no setor público, uma vez que a ausência de concorrência torna mais natural a ênfase ao cumprimento das missões das organizações. Entre as metas estabelecidas estão a conclusão de 100% das obras previstas para a construção e reforma de fóruns ( Meta 16) e a redução de 10% do tempo de tramitação dos processos judiciais (Meta 10).



Com investimento de mais de R$ 66 milhões e licitação prevista para o final desse semestre, o novo fórum cível, projetado para abrigar 60 varas, contemplará inicialmente 48 varas, das quais 15 são destinadas às cíveis (27 juízes), 6 às fazendas públicas (10 magistrados), 2 às precatórias (2 magistrados) e 6 às de família (9 magistrados). Atualmente tramitam uma média de 141.510 processos nas Varas Cíveis de Goiânia, 26.299 nas Fazendas Públicas Estaduais (1.351 correspondem ao Processo Judicial Digital (Projudi), 221.758 nas Municipais (1.146 pelo Projudi), e 91.208 nas de Família (6.705 pelo Projudi). A flexibilização dos espaços físicos, com salas individuais de audiências e de conciliação, a criação, pela primeira vez, de um restaurante e de 1.110 vagas de estacionamento para os servidores e público em geral, além de um heliporto são alguns destaques do novo fórum.



A nova sede da Justiça contribuirá para melhorar a prestação jurisdicional de forma efetiva e dar uma solução alternativa aos graves problemas estruturais enfrentados hoje por magistrados, servidores e jurisdicionados no atual prédio da capital, como abarrotamento dos processos nas escrivanias em razão da falta de local adequado para abrigá-los e elevadores insuficientes, gerando filas intermináveis nas dependências do fórum. Ao final do evento, o presidente do Tribunal goiano responderá às perguntas de jornalistas, desembargadores, juízes, diretores de área, servidores e demais presentes. Vítor Lenza também concederá pela primeira vez uma coletiva de imprensa aos veículos de comunicação.