O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, vai expedir recomendação para que os juízes, ao nomear peritos, exijam a Declaração de Habilidade Profissional (DHP). A decisão foi tomada nesta quarta-feira (3) em reunião com o presidente eleito do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Luiz Demarcki Oliveira, além de outros membros da entidade. “A medida pode evitar a nulidade do processo”, justificou Paulo Teles. “É muito simples, basta entrar no site do CRC (www.crc.org.br), onde há um ícone da DHP, que vai atestar ou não o profissional”, explicou o presidente do conselho.
Demarcki reivindicou, ainda, a colaboração do Tribunal no sentido de ajudar a sensibilizar os contadores a se registrarem junto ao Cartório de Títulos e Documentos, o que vem sendo feito, erroneamente, na Junta Comercial. Diante disso, o desembargador-presidente, vai remeter à Corregedoria-Geral, documento comunicando o assunto para que, a partir daí, surja um provimento para que os registros passem a ser feitos no Conselho.
Paulo Teles foi convidado também a participar da posse da nova diretoria do Conselho, em solenidade realizada na quinta-feira (11). “Estou muito honrado com o convite. Trabalhei 23 anos como contabilista, o que me permitiu uma vida condigna, de conforto. Foi a contabilidade que fez com que eu sustentasse dignamente minha família e permitiu que eu cursasse Direito. De modo que este convite me fará voltar às origens dessa profissão muito edificante e laboriosa”, disse.