Foram empossados Walter Carlos Lemes e Kisleu Dias Maciel Filho nos cargos de presidente e vice-presidente da corte eleitoral
Em cerimônia disputada, os desembargadores Walter Carlos Lemes e Kisleu Dias Maciel Filho tomaram posse - o primeiro, no cargo de presidente e, o segundo, nos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral -, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na manhã desta quarta-feira (30). Eles assumem os cargos em ano eleitoral e conduzirão as eleições previstas para 5 de outubro, quando os goianos escolherão os próximos presidente da República, governador do Estado, senador, além de 17 deputados federais e 41 estaduais. O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, prestigiou a posse dos colegas. O evento contou ainda com a presença de boa parte da magistratura goiana.
Walter Carlos sucede os trabalhos de João Waldeck Félix de Sousa, que conduziu a justiça eleitoral do Estado no ano de recadastramento biométrico. Segundo ele, 22 municípios goianos participaram da biometria, o que representou 82% da população goiana, enquanto a média nacional foi 75%. Em seu discurso de entrega de posse, ele afirmou que pouparia os presentes de uma prestação de contas de seu mandado, tarefa que cabe ao Tribunal de Contas da União (TCU), oportunidade que usou para agradecer a todos os servidores que atuaram em sua gestão.
“Desejo que você mantenha seu caráter de homem corajoso e honesto, pois foi por conta dele que você conquistou mais um passo na carreira de magistrado, a presidência do TRE”, aspirou João Waldeck ao novo presidente. Em relação ao cargo ocupado por Kisleu, Waldeck afirmou que será uma tarefa árdua, pois terá de fiscalizar 130 juízes eleitorais do Estado.
Em seu primeiro discurso como presidente do TRE, Walter Carlos indagou aos presentes: “Que país vocês querem ter? Esse é o ano da escolha. Aproveitando a oportunidade de termos uma Copa do Mundo em nosso solo, podemos comparar cada eleitor a um jogador e cada voto, a um gol marcado, na disputa por um Brasil melhor”, ressaltou.
Carreiras
Walter Carlos Lemes assume a presidência do TRE após 32 anos de magistratura. Ele atuou nas comarcas de Vianópolis, Caiapônia e Goiânia, quando foi promovido por merecimento em 1998, e respondeu pelas comarcas de Iporá, Jataí e Itumbiara. Na capital, foi juiz auxiliar e titular na 1ª Vara de Família, 5ª Vara Criminal e, depois, implantou o 2º Juizado Especial de Pequenas Causas. Foi juiz eleitoral e eleito desembargador, em dezembro de 2003.
O novo corregedor regional eleitoral do TRE, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, concluiu a Faculdade de Direito na Universidade Católica de Goiás, em 1980. Tornou-se juiz três anos depois e atuou nas comarcas de Abadiânia, Rubiataba, Jaraguá e chegou a Goiânia, em 1991, como juiz titular da 7ª Vara Criminal e, posteriormente, 10ª Vara Cível.
Foi juiz eleitoral e juiz auxiliar do TRE e fiscal da propaganda nas eleições de 1998, tendo se tornado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) em agosto de 2004, pelo critério de merecimento.
Autoridades
O auditório do TRE estava cheio de autoridades locais. Foram convidados para compor a mesa a ministra do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e, também, corregedora-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Laurita Vaz; o governador do Estado de Goiás e seu vice, Marconi Perillo e José Eliton Figuerêdo Júnior; o desembargador presidente do TJGO, Ney Teles de Paula, bem como o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), Henrique Tibúrcio.
Fonte: Centro de Comunicação Social do TJGO (com informações da Assessoria de Comunicação da ASMEGO). Foto: Aline Caetano