Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Presidente Gilmar prestigia abertura de exposição de mandalas no TJGO


Teve início na noite desta terça-feira (15) a exposição “Mandala: o Disco de Sol”, da artista plástica e terapêutica holística Simone Andrade. O evento foi realizado no hall de entrada do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e é uma promoção da Comissão Cultural do Tribunal, em parceria com a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO). O presidente da associação, Gilmar Luiz Coelho, prestigiou a solenidade de lançamento da exposição.


Para Simone, a exposição contribui para o reconhecimento da arte feita no interior do Estado. A exposição passou por São Paulo e Goiatuba e ficará aberta para visitação até o dia 5 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Simone Andrade é esposa do juiz do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Goiatuba, Olavo Junqueira de Andrade.


De acordo com a artista plástica, as mandalas representam o equilíbrio emocional das pessoas e são uma forma de se trabalhar com o terapêutico e com a decoração. Sobre o nome da exposição, Simone explicou que uma das mandalas mais antigas é o disco de sol e a mandala significa círculo, que é o simbolo da perfeição. “Os artistas goianos agradecem a sensibilidade do Judiciário goiano em valorizar as várias manifestações de arte”, frisou.


De acordo com o desembargador Itaney Francisco Campos, integrante da Comissão Cultural do TJGO e diretor cultural da ASMEGO, a iniciativa é uma forma da integração entre o meio judiciário e o artístico cultural. “O Tribunal quer trazer para esse ambiente as expressões artísticas que são meios de cultivar a sensibilidade”, destacou.


De acordo com Nasr Chaul, diretor do Centro Cultural Oscar Niemeyer, o apoio do Tribunal às exposições demostra que o Poder Judiciário goiano se preocupa com a propagação da cultural. Além disso, ele ressaltou que o objetivo é fazer uma conexão entre arte e justiça. “Parabenizo todos os magistrados e reconhecemos que esse trabalho é em prol da cultura goiana, uma vez que o Tribunal proporciona aos servidores e visitantes um contato mais estreito com as artes”, pontuou.


Também estiveram presentes no evento, o vice-presidente do TJGO, Carlos Escher, os desembargadores Luiz Claudio Veiga Braga e Norival de Castro Santomé, juízes, artistas e Gabriel Nascente, organizador da exposição.


Veja a galeria de fotos