Ciclo integra comemoração dos 10 anos de Justiça Restaurativa do Brasil
Em comemoração aos 10 anos de Justiça Restaurativa do Brasil, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realiza no dia 20 de novembro a teleconferência com o professor Howard Zehr, reconhecido mundialmente como um dos pioneiros da JR.
Aproveitando a visita ao Brasil, o professor fará três conferências presenciais no país. A primeira será em Brasília, no dia 20, e será transmitida a partir das dependências do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Depois, o professor segue para Porto Alegre, no dia 23, e em São Paulo, no dia 25. Na primeira cidade, Zehr fará palestra na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Na segunda, o evento acontecerá na Faculdade de Direito Universidade de São Paulo (USP), com o tema “Justiça Restaurativa: fundamentos, desafios e perspectivas.
Confira abaixo a programação da visita do professor Howard Zehr ao Brasil:
Brasília – 20 de novembro, às 9h
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)
Acesso restrito a convidados, a critério da AMB e do TJDFT, em razão da transmissão nacional e do número limitado de lugares no auditório.
Informações:
O sinal será disponibilizado para 100 salas de recepção, mediante prévia inscrição. Mais informações sobre o evento e as inscrições estão disponíveis no hotsite da Justiça Restaurativa, no endereço www.amb.com.br/jr
Porto Alegre – 23 de novembro, às 19h
Auditório Teatro do Foro Central – Prédio II – Rua Manoelito de Ornelas, 50 – Bairro Praia de Belas – Porto Alegre (RS)
Entrada gratuita. Acesso mediante inscrição prévia. Vagas limitadas.
São Paulo – 25 de novembro, às 9h
Faculdade de Direito Universidade de São Paulo (USP) – Largo São Francisco, 95 São Paulo (SP)
Acesso mediante inscrição prévia. Vagas limitadas.
Informações: (11) 3266-6188 –
O palestrante
Howard Zehr começou como um profissional e teórico da Justiça Restaurativa no final dos anos 70. Ele levou centenas de eventos sobre o tema para mais de 25 países, incluindo treinamentos e consultas sobre JR. Seu impacto foi especialmente significativo nos Estados Unidos, Brasil, Japão, Jamaica, Irlanda do Norte, Grã-Bretanha, Ucrânia, e na Nova Zelândia, um país que reestruturou seu sistema de Justiça Juvenil em uma abordagem restaurativa focada na família.
Escritor, editor, palestrante, educador e fotojornalista, Zehr atuou ativamente como mentor de outros líderes de JR. Mais de 1.000 pessoas fizeram cursos e workshops intensivos com a temática, muitos dos quais conduzem suas próprias organizações com foco em JR.
Entre 2008 e 2011, participou no Grupo Consultivo de Vítimas da Comissão de Penas dos EUA. Howard atua em vários outros conselhos consultivos. Em 2013, afastou-se do ensino em sala de aula e tornou-se co-diretor com o Carl Stauffer do novo Instituto Zehr para a Justiça Restaurativa.
Fonte: AMB (com informações do Zehr Institute for Restorative Justice)